domingo, 2 de novembro de 2008

Desenvolvimento do Comportamento Emocional

O homem não é um objeto, uma máquina pensante, mas um Ser que trabalha, se emociona, se diverte, vibrando ou não com os acontecimentos que diariamente lhe sucedem.
Vemos nas ruas diariamnete pessoas preocupadas, alegres, deprimidas deixando transparecer em suas expressões estados que lhes são internos.
Nós, psicólogos procuramos conhecer esses estados emocionais através de estudos que foram realizados ao longo da história da Psicologia, com a finalidade de verificar o desenvolvimento dessas emoções e suas conseqüências no organismo humano.
Esses estudos foram realizados a partir dos recém nascidos.
O Psicólogo Behaviorista John B. Watson, depois de exaustivos experimentos, defendeu a teoria segundo qual o recém nascido apresenta três tipos de emoções: medo, cólera e amor.
O medo se apresenta como reação aos ruídos ou sons altos.
A cólera aparece quando os movimentos da criança são retidos.
E o amor seria a reação às carícias e ao afago de certas zonas corporais.
Entretanto seria impossível definir quantos tipos de emoções o homem é capaz de apresentar.
É importante sabermos quais são as emoções primárias, isto é, as emoções básicas que o homem apresnta no decorrer de sua existência. São elas:
Cólera: impulso desordenado contra alguém ou alguma coisa, manisfestado quase sempre por falta de controle do indivíduo sobre seu próprio Eu.
A Cólera manifesta-se através de reações agressivas contra o elemento que impede a execução dos nossos desejos. Ela se origina em situações de frustração, isto é, obstáculos que encontramos em nossos caminhos para a realização desses nossos desejos.
Medo: O medo é um estado emocional de agitação que se verifica pela presença ou pressentimento de um perigo concreto. Quase que freqüentemente o medo representa um papel negativo, porque aumenta os movimentos de fuga do indivíduo.
Quase todos os medos que atormentam as crianças e os adultos são desnecessários e prejudiciais.
O medo é inimigo da saúde mental e física. Destrói a coragem e a autoconfiança. Enfraquece e suprime a ação intencional, deforma a perspectiva e inibe o pensamento claro.
Diminui as possibilidades de êxito e é, quase sempre, a causa da mediocridade e fracasso.
Prazer: O prazer é um estado emocional que se caracteriza pelo desejo de sua continuidade.
essa sensação agradável pela qual você passa está ligada à satisfação de ver recompensado um esforço em conseguir o seu objetivo.
Para o ser humano, as recompensas, os galanteios e a aprovação dos amigos ou da comunidade em que vive evocam efeitos de prazer e satisfação, desde que atendam às suas necessidades.
Amor: É o mais nobre sentimento de que é capaz o ser humano. Não se reduz a uma simples simpatia romântica e muito menos à atração sexual. Ele é, antes de tudo, o dom de cada ser humano possui para promover a plenitude do amor, como o amor, fraterno, ao próximo, materno, paterno, conjugal, e outros.
Hoje escrevi esse texto devido pedidos após comentários de maturidade emocional.
Espero que gostem!!!!


Um comentário:

Rose disse...

Gostei muito! Lembrou-me um importante livro que li há alguns anos atrás: "Os Quatro Gigantes da Alma", de Myra y Lopez. Aprendi muito com ele. Ali , chamou-me a atenção, o "Gigante Negro", o mais antigo de todos: o medo, esse "mascarado" que existe dentro de nós, tantos são os seus disfarces...
Em minhas aulas de Literatura, tenho feito estudos sobre Clarice Lispector,uma de nossas mais célebres prosadoras. Como seu estilo é introspectivo e existencial,de abordagem do ser, em suas mais profundas emoções,creio que é um material vasto para os psicólogos.
Deixo com você algumas de suas palavras:
"Há pessoas que costuram para fora.Eu costuro para dentro."

Um abraço carinhoso!
Bom domingo!
Rose.