domingo, 9 de novembro de 2008

"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é."


As lágrimas brotam dos teus olhos e rolam pelo teu rosto, que a vida exposto, mostra agora a tristeza. Simples e pura tristeza que hoje em dia foi transformada sinônimo de doença. Devemos deixar claro que tristeza é diferente de depressão.

A tristeza passa, é só uma fase. É bom que passe mesmo. A tristeza é um sentimento momentâneo, considerado saudável e até importante pelos médicos. Ajuda na elaboração das perdas, ou sofrimentos ocasionais.

As pessoas atingidas pela ocorrência de perdas, do emprego ou de entes queridos, atravessam uma fase de sofrimento e angústia, que pode se prolongar por um determinado período de tempo (cerca de 2 meses), mas esse quadro vai se atenuando e paulatinamente a vida vai retomando o ritmo normal.

Agora, se a tristeza não passa, e começam a surgir sentimentos de apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectivas ou prazer pela vida, saiba que esse é um sintoma claro de depressão.

Os sintomas podem aparecer ou desaparecer de maneira sutil e quase imperceptível, mas é importante saber que eles podem voltar e depressão é doença séria e assim deve ser tratada.

A depressão é uma doença recorrente e crônica.

Quando isso ocorre, devemos procuarar um profissional na área de saúde, sem perca de tempo.

2 comentários:

GraficWorld disse...

Olá gironzolavo entre os blogs e aqui estou a saudá-lo em suas férias uma!

luis lourenço disse...

voltei para te cmprimentar...e apreciar as informações bem smples mas muito realistas e eloquentes sobre.tisteza e de depressão...do ponto de vista pouo mais que empírico e até poético...não poderia estar mais de acordo...
um abraço pra vc/