sexta-feira, 20 de março de 2009

Permissividade excessiva é sinal de medo de dar limites!!



Estamos tendo a oportunidade de ver na novela da GLOBO " Caminho das Indias " a história do advogado Cesar Gallo (interpretado por Antonio Calloni) e Zeca seu filho (interpretado porDuda Nagle), onde nos mostra o preço por não existir a palavra "limite" para os filhos gerando filhos agressivos e superprotegidos por pais doentes, os famosos pais permissivos.
PAIS PERMISSIVOS – também chamados de indulgentes (muito mais responsivos do que exigentes; apresentam muito afeto e envolvimento e poucas regras e limite. São pais centrados no filho. Dão muito apoio e atenção emocional, mas pouca estrutura positiva e direção aos filhos; às vezes são pais que tem receio de serem rejeitados e não serem amados pelos filhos, então permitem em demasia, ou sentem culpa pela ausência no trabalho e permitem tudo ou são inconsistentes; a pouca resistência acaba levando a crianças mimadas e falta de resistência à frustração. Conseqüências para os filhos: estão mais propensas a envolver-se em problemas de comportamento e têm pior desempenho na escola, mas podem ter boa auto-estima e boas habilidades sociais e baixos níveis de depressão, mas há um alto risco de envolvimento com drogas no futuro, pois não aprenderam que existem regras e limites no mundo, acham que podem e devem experimentar tudo e testar todos; geralmente são crianças (e até adultos) mimados, sem limites, que depois de um tempo de convivência torna-se chato, pois pensa somente em si próprio e não aprendeu como o mundo funciona nem as suas regras de convivência.

Falta de limites e excesso de superproteção em relação a comportamentos errados pode ser um caminho sem volta.

É caros leitores, seguidores e amigos vamos nos alertar para educação de nossos filhos e adolescentes!!!!

2 comentários:

EDUARDO POISL disse...

Recomeçar é renascer para a vida
Reconstruir é reparar os danos
Siga em frente sem olhar p'ra trás
Não te censures, pois somos Humanos!
(Pequenina)

Te desejo um domingo com muito amor e carinho
Abraços do amigo Eduardo Poisl

SCHEIILA OAK disse...

Muito bom assunto Rosa, e a novela está mostrando bem esse lado. Tomara que alguns pais se toquem e enfrentem a situação, que normalmente se sentem tão culpados pela forma de educação que deram, e que, certamente, os filhos jogaram isso na primeira oportunidade que tiverem de ser repreendidos. Porque o apoio dos pais foi fundamental para chegarem nesse ponto.Tudo tem que ter um limite, pena que muitos não pensem assim.
ADOREI AS NOVIDADES DO BLOG, CHIQUE POR DEMAIS!!!!
Bjs.........Scheilla Oak