sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Síndrome de Cotard:



A síndrome de Jules Cotard ou delírio niilista é uma rara desordem no qual a pessoa tem a crença de que já está morta, que não existe, que está apodrecendo e perdeu os órgãos internos.

Alguns doentes inclusive chegam a perceber o cheiro de sua carne em putrefação ou sentem como os vermes os estão devorando.

Um caso famoso da síndrome Cotard descreve uma mulher que estava tão convencida de sua morte que fazia questão de vestir um sudário e dormia num caixão.

Pediu para ser enterrada e como seus familiares se negaram, permaneceu em seu caixão até que faleceu algumas semanas depois.

Há outro caso de um homem que depois de um grave acidente pensou que já estava morto, e quando o transladaram a sua cidade natal, na África, pensou que estavam levando-o para o inferno, pelo calor que ali fazia.

Esta síndrome se enxerta nos graves estados depressivos. É uma situação deliriforme (melhor que deliróide, pois o sufixo óide é grego, e delírio vem do latim, como forma).

Isto é, a razão é tomada secundariamente pelo estado de espírito deste tipo de depressão. Julgam-se ocos por dentro.

É comum ouvirmos depressivos dizerem que sentem suas cabeças vazias.

Na Cotard este sintoma chega ao seu grau máximo, constituindo uma síndrome deliriforme nihilista.

Chegam a estar convictos que já morreram.

Um comentário:

Rose disse...

Nossa!A que ponto pode a nossa mente adoecida nos levar! Não tinha conhecimento dessa síndrome! Deve ser algo difícil mesmo; tanto para o paciente, quanto para o profissional que o acompanha!...
Um abraço carinhoso!
Rose.