terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Natal e Shopfolic



O Natal está chegando e na mente de muitas pessoas só existe uma idéia: comprar.

Contagem regressiva para a véspera do Natal, muitas pessoas adoram presentear os amigos, vizinhos e familiares, mas temos que tomar cuidado em gastar excessivamentem, deixando nos levar pelas promoções que as lojas nos oferecem, fazendo com que compremos ás vezes coisas desnecessárias.

Todo o pensamento de caridade e amor ao próximo foi perdido. Mas por que isso acontece? Por que o mundo está tão consumista? Culpa de quem? Da mídia, que estimula o consumo exagerado, ou do povo, que aceita esse estímulo?

Hoje falarei sobre Comprar Compulsivo (Shopholic) Assim como os demais Comportamentos Compulsivos ou Aditivos, o comprador compulsivo é, praticamente, um dependente do comportamento de comprar, precisando fazê-lo sem limites para se sentir bem, pelo menos bem naquele momento (para depois arrepender-se).
O(a) comprador(a) compulsivo(a) acaba por consumir coisas pelo fato de consumir e não mais pela necessidade do objeto que é consumido. Ir ao shopping sem realizar algumas compras parece tornar-se quase impossível. Muitas vezes sente-se culpado, porém, como em qualquer comportamento aditivo, o mais comum é perder o controle da situação.
Entretanto, é fundamental fazer a diferença entre o simples hábito pelas compras do Comportamento Compulsivo às Compras. "Os hábitos de consumo são mais emocionais que racionais".

O professor esclarece que comprar por impulso, mas não por compulsão, é adquirir um bem por sentir uma atração instantânea pelo produto, seja por causa da embalagem, do preço ou do apelo publicitário.
Essas pessoas impulsivas pelas compras cometem as "... pequenas loucuras que se cometem ao passar pelas gôndolas de supermercados", diz. "Leva-se uma garrafa de bebida, um iogurte ou um pacote de biscoitos a mais", observa.

Já o compulsivo vai às compras como um viciado que sai de casa para jogar ou em busca das drogas, e a Compulsão acaba sendo uma atitude que exclui logo o prazer pela aquisição do novo produto.

Tudo bem que é Natal vamos as compras porém com toda cautela na hora dos gastos.

FELIZ NATAL!!!!!!

Um comentário:

SCHEIILA OAK disse...

Parabéns pelos vídoes escolhidos!!!! Amei o de Fred Mercury e Monserrat, a tradução está linda.... E, o LINDÃO do David Gilmour.... sem comentários porque nem precisa. E, Mariza Fardo do Curvo tbm tá show! O portuga seu fã deve ter adorado, hahahaha.....
Bjs e um Feliz Ano Novo pra vc e seus seguidores! PAZ, AMOR, SAÚDE E PROSPERIDADE PARA O PLANETA!!!!
Sua prima Scheilla Oak