segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Sugestão de Leitura: Terapia Cognitiva para Transtornos da Personalidade



Acredito que já estou entrando no esquema de férias .

Nada como uma boa leitura e bons livros para reciclarmos e nos aperfeiçoarmos mais na vida profissional; que ao meu ver é totalmente de mera importância para o o meu crescimento não só profissional mas também pessoal, fazendo com que o meu Eu se integre totalmente no meu próprio Ser.


Na maioria das vezes em que estou de férias, embora oficialmente só no dia 30 deste mês com retorno (no dia 13/01/09 no ambulatório do Hospital Álvaro Alvim, no Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense e ainda terei alguns dias de folga pois o Maternal Pequeno Polegar Externato Campista só retorno no dia 29/01/09 e no Oráculo a partir de fevereiro de 2009).


Amo ler e tenho o hábito de reler vários livros e ler novos livros.


Comecei pelo livro :Terapia Cognitiva para Transtornos da Personalidade, de Dr. Young, que já li umas 4 vezes...


Esta obra discute a terapia focada no esquema, uma abordagem integrativa criada pelo autor para tratar pacientes com os transtornos de personalidade borderline, narcisista, evitativa, dependente, obsessivo-compulsiva, passivo-agressiva e histriônica.
Os transtornos de personalidade estão entre os problemas clínicos mais resistentes e mais freqüentes apresentados aos terapeutas.

As técnicas de tratamento focadas no esquema também têm sido utilizadas para prevenir recaídas em depressão nos transtornos de ansiedade, no abuso de substâncias e no tratamento de abuso físico e psicológico, além dos transtornos de alimentação e dor crônica.

O modelo de Dr. Young é uma integração pioneira da Terapia Cognitivo Comportamental com as abordagens da Gestalt e Psicanálise.

Ele expande a Terapia Cognitivo Comportamental ao dar mais ênfase ao relacionamento terapêutico, a experiência afetiva e à discussão das experiências iniciais da vida.

O terapeuta tem a sua disposição os fundamentos e as técnicas da terapia focada no esquema, ilustradas por detalhado estudos de caso.



Nenhum comentário: