quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Ceia de Natal: fome compulsiva ou impulsiva ?


A ceia de Natal pode ser light, relaxe. Antes de culpar o peru pelas oscilações de peso durante as festas de fim de ano saiba que o perigo principal se esconde em delícias bem mais discretas, que não costumam freqüentar o centro da mesa. Elas circulam em potinhos enfeitados e ocupam sorrateiramente cada canto da sala enquanto familiares ou amigos se distraem em conversas animadas.

Para festejar sem prejudicar o estômago recomenda-se controlar a compulsão. "As extravagâncias alimentares são provocadas pela disponibilidade maior de comida nessas datas festivas e, conseqüentemente, surgem mais problemas de saúde relacionados ao aparelho digestório. O ambiente pode favorecer a fome compulsiva ou impulsiva, já que a censura à comida diminui.Isso favorece uma ingestão maior de alimentos e conflitos posteriores pelo ganho de peso e pela incapacidade de se manter controlado".

A compulsão alimentar é uma doença caracterizada pela perda de controle sobre a quantidade de alimentos consumidos que posteriormente provocam sensações e sentimentos de culpa e arrependimento. Tal doença apresenta ligações fortes com as emoções, pois normalmente as pessoas que apresentam tal problema sentem-se sozinhas e deprimidas e buscam refúgio na comida, o que depois de praticar o ato provoca grande tristeza.

Vamos festejar sem exageros, vamos curtir a ceia natalina!!!!

Nossa mais antiga tradição do Natal dá conta que era costume das famílias irem à Missa do Galo, celebrada à meia-noite do dia 24 de dezembro. Como a comunhão exigia jejum prolongado, antigamente até mesmo de um dia, as famílias preparavam a princípio um lanche e , com o passar do tempo, ceias cada vez mais elaboradas.

O peru, por exemplo, é uma incorporação que fizemos do costume americano presente no "Dia de Ação de Graças". O bolo é tradição ibérica; o panetone, italiana, as frutas, em especial a uva, da Europa Oriental. O mais exótico são as frutas secas, castanhas, etc. Frutos do inverno europeu que não precisávamos adotar em nosso país, mas que optamos em honra à lembrança e depois à memória dos emigrantes.Sem esquecer é claro das nozes, damascos, castanhas, tender,salada de frutas, sorvete e rabanadas.

Feliz Natal!!!!

3 comentários:

Rose disse...

Obrigada pelo carinho, querida!
Desejo a você também, junto aos seus amados, um Natal cheio de bênçãos de amor e de paz! Que as luzes dessa data santa renovem seu coração, fortalecendo-o para o novo ano que chega! E que ele seja realmente novo em esperança e possibilidades!...
Beijos de ternura!
Rose.

Oso conocido disse...

He sido muy moderado en las comidas y bebidas.
Me cuidé de no hacer desarreglos.

Estimada Rosa!
Deseo muchas felicidades pra você!!!

Desde este Buenos Aires
CALUROSO
te mando muchos saludos Amiga!!!

besos

Oso

Oso conocido disse...

Muy instructivo tu post!
Me gustó!