quarta-feira, 29 de outubro de 2008

DROGAS SINTÉTICAS
















Perturbadores ou Alucinógenos sintéticos são substâncias fabricadas (sintetizadas) em laboratório, não sendo, portanto, de origem natural, e que são capazes de promover alucinações no ser humano. Vale a pena recordar um pouco o significado de alucinação: "é uma percepção sem objeto".
Isto significa que, mesmo sem ter um estímulo (objeto) a pessoa pode sentir ver, ouvir. Como exemplo, se uma pessoa ouve uma sirene tocando e há mesmo uma sirene perto, esta pessoa está normal; agora se ela ouve a sirene e não existe nenhuma tocando, então a pessoa está alucinando ou tendo uma alucinação auditiva. Da mesma maneira, sob a ação de uma droga alucinógena ela pode ver um animal na sala (por exemplo, um elefante) sem que, logicamente, exista o elefante; ou seja, a pessoa está tendo uma alucinação visual.
Com a popularização da música eletrônica e das festas have, surgiu a moda das CLUB DRUGS, substâncias sintéticas que embalam os jovens nas famosas baladas.
Temos que ter em mente que não são todos os jovens que curtem e freqüentam raves ou que gostam de música eletrônica usam drogas. Tem muita gente que se diverte nessas festas sem usar essas tais famosas balinhas... Muitas vezes até confundidas pelos pais como meras jujubas...
A CLUB DRUG mais conhecida é ecstasy, um derivado de anfetamina. Essa pode causar euforia, aumento de sensibilidade corporal e um intenso desejo sexual.Porém o maior perigo do esctasy é: que acelera a freqüência cardíaca, causa excesso de sudorese, aumenta a temperatura corporal podendo ultrapassar os 40ºC, podendo chegar a morte por desidratação e hipertermia. Depois de ter passado o efeito da droga , a pessoa pode se sentir muito deprimida.
Além do esctasy, as CLUB DRUGS mais difundidas são o GHB ( gamahidroxibutirato), o ice ( anfetamina modificada) e a quetamina( special-K).
O GHB também chamado de ecstasy líquido, pode causar intoxicações intensas, como risco do coma.Em doses altas, pode levar à morte. A combinação do álcool potencializa seus efeitos tornando a droga ainda mais perigosa..
O ice pode causar convulsões, coma, derrame cerebral e morte súbita. Depois do uso prolongado pode deixar o usuário com sintomas depressivos, paranóia e comportamento violento.
A quetamina que na verdade é um anestésico, também pode causar convulsões e morte.
As CLUB DRUGS, podem criar problemas sérios e causar a morte, vale a pena lembrar que são drogas ilegais.
O papel dos pais não é apenas de disciplinar e repreender os filhos quando eles fazem alguma coisa errada. Os pais servem de modelo aos jovens e têm função de orientá-los.
Se os pais descobrirem que o seu filho está usando droga, o melhor caminho é o diálogo. Acusações, brigas e ameaças não vão resolver nada.Mas não adianta os pais demonstrarem preocupação com os filhos se suas atitudes não forem coerentes com sua opinião.
A conversa, em que as duas partes tentam entender o ponto de vista do outro, é o jeito mais fácil de chegar a uma negociação.
O importante é buscar uma saída seja ela com a família ou com um profissional da área de saúde.
ECSTASY NÃO É INOCENTE!!!!!!!


3 comentários:

Unknown disse...

Adorei essa matéria de hoje, infelizmente os jovens não têm a menor idéia dos efeitos nocivos dessas drogas, por isso continuam fazendo uso abusivo dessas substâncias. Rosa parabéns por essa matéria, que atualmente vem sendo de grande importância, devido a inúmeras "raves" que acontecem com grande frequência. Bjão, saudades.

Anônimo disse...

nossa..qt droga q eu nunca tinha ouvido falar..
muito boa a postagem parabens rosa
um beijo

SCHEIILA OAK disse...

Essa é melhor maneira de informar aos pais e aos "inocentes" jovens, sobre esse tipo de droga que trazem consequências para toda família.Vou divulgá-lo o máximo que puder.Escreva mais...
Beijos Scheilla Oak