segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Uma brincadeira dos velhos tempos que se tornou uma droga perigosa.

No passado, o uso do lança-perfume foi comum no Brasil, principalmente no Carnaval. Era embalado em frascos de metal dourados. Uma brincadeira comum era esguichar o produto nos outros foliões, causando uma sensação "fria", agradável e perfumada.
Estas brincadeiras foram, entretanto, dando lugar ao uso do lança-perfume como droga inalante: as pessoas molhavam lenços com o líquido e o aspiravam, com uma sensação obtida de euforia e entorpecimento.
Lança perfume é um substância inalante é toda aquela que pode ser introduzida no organismo através da aspiração pelo nariz ou pela boca. Já um solvente é uma substância capaz de dissolver outros materiais, sendo que a maioria deles pode ser inalado.
Os solventes praticamente só agem a nível do sistema nervoso central, no cérebro. Entretanto, eles são capazes de tornar o coração mais sensível a adrenalina que é uma substância que o nosso corpo fabrica, causando como conseqüência uma aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia).
Os solventes mais consumidos no Brasil são: o "lança-perfume", a acetona, a gasolina, o esmalte e a cola de sapateiro.
O lança-perfume é uma combinação de éter, clorofórmio, cloreto de etila e uma essência perfumada. É industrializado, sendo embalado sob pressão dentro de tubos, onde tem a forma de um líquido. Em contato com o ar ambiente, é rapidamente evaporado.
O lança perfume é considerado uma droga manufaturada com solventes químicos, sendo capaz de acelerar a freqüência cardíaca até 180 batimentos por minuto (normal - ao redor de 70 a 80 batimentos por minuto), provocando parada cardíaca e muitas vezes a morte; leva ainda à destruição das células do cérebro (os neurônios), que não se recompõem.
Após vários casos de morte por parada cardíaca, o lança perfume acabou por ser proibido no Brasil, na década de sessenta.
Entretanto, é ainda uma droga encontrada com uma certa facilidade no período de Carnaval, pois sua produção é livre na Argentina, sendo contrabandeada de lá e também do Paraguai.
Todo mundo quer aproveitar a festa mais popular e animada do País porque não brincar com alegria, afinal:
CARNAVAL SEM DROGAS É MUITO MAIS ANIMADO E SAUDÀVEL!!!!!!

Um comentário:

SCHEIILA OAK disse...

Que bom prima que vc voltou!!!
Assunto polêmico esse!!! Hj vejo a maluquice de adolescente é séria!!! Não teria mais coragem de cheirar lança perfume...A vida é muito boa para alguns minutos de onda com uma Universitária!!!!Na minha época era ela quem reinava...pura maluquice!!! esperto é aquele que escuta e não entra junto com a galera!!! Bjssssssssss