terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Carnaval chegando precisamos ficar atentos aos riscos



É o carnaval vem chegando que seja só  de folia e alegrias!!!  Pelo menos seria o ideal, o sonho de todo folião, brincar sem correr risco. Mas, sempre vemos que no carnaval o índice de acidentes automobilísticos, uso abusivo de alcool e outras drogas ilicitas fazem parte de alguns dos foliões. Brigas, homicídios, confusões, agressividade e doenças sexualmente transmissíveis  também apresentam um índice elevado a cada ano. Será que um dia ainda conseguiremos atingir um indice baixo em relação a esses fatos citados acima? Será que poderemos brincar sossegados sem violência, drogas e doenças?  Será que o pierrot apaixonado poderá seduzir sua colombina  sem pesnar em DST?
Então por que não ficarmos atentos aos riscos do carnaval onde o ministério da saúde alerta: para o risco de contrair doenças, sobretudo sífilis, por meio do beijo na boca durante o carnaval.
Segundo informações do DCI, o ministério destacou que" a enfermidade é mais conhecida como uma doença sexualmente transmissível (DST), mas que também pode ser transmitida pela saliva, por causa de pequenas feridas na boca".
A transmissão da sífilis pelo beijo depende da fase da doença, já que a ferida aparece apenas em um segundo momento. A ferida nem sempre está na parte de fora dos lábios, o que prejudica a identificação de pessoas infectadas.
O Órgão lembrou ainda que, caso as feridas estejam localizadas no pênis ou na vagina, a sífilis pode ser transmitida por meio de relação sexual sem camisinha.
Dados da pasta indicam que, a cada ano, são registrados quase 1 milhão de novos casos de sífilis no Brasil. A recomendação é utilizar sempre o preservativo – inclusive durante o sexo oral – e ficar atento para feridas na boca de parceiros.
Vamos ter um carnaval legal com uso de preservativos.
Também vale a pena pensar  nos riscos de uso abusivo de álcool pois,d iversas são as complicações decorrentes da falta de cuidado e prevenção nos quatro dias mais esperados do ano, que, não raramente, acabam em tristeza e tragédias.
Lembre-se que:
-Não existe uma regra que diz que para que você tenha um carnaval divertido deva beber. Se você for dirigir, evite a todo o custo os convites para ingerir bebida alcoólica;
- Tenha a opção de usar bebidas não-alcóolicas, como refrigerantes, cerveja sem álcool, sucos, água mineral;
- Se você estiver em uma turma e o grupo pretender usar álcool, designem antecipadamente um motorista, que não deverá beber. Esta decisão é importante para a segurança de todo o grupo.

FICA A DICA!  BOM CARNAVAL!

2 comentários:

luis lourenço disse...

Oi,Rosa Carvalho! Como está vc?
Saúdo seu regresso às postagens.
Tão úteis as suas informações!
Lhe deixo meu abraço carinhoso.

Véu de Maya

Déborah, Thiago e Flávia disse...

muito interessante essa postagem espero que tenha servido como prevenção para muitos já coloquei mais postagens no meu vai lá e aproveite.