sábado, 27 de fevereiro de 2010

Câncer de Mama - Doença mais temida pelas mulheres.


O Câncer de mama no Brasil é o que mais causa mortes entre as mulheres.

O câncer de mama é com certeza uma das doenças mais temidas pelas mulheres devido à freqüência absurda com que vem ocorrendo.

Os efeitos psicológicos dessa doença afetam a sexualidade e a percepção da imagem pessoal da mulher que o vivencia, sendo, portanto, devastadora tanto em termos físicos quanto psíquicos.

Ele é raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária cresce a cada dia sua incidência.

Dessa forma é importante para a área da Psicologia da Saúde e da Psicologia Hospitalar inserida neste contexto, abordar estas questões levando-se em conta as implicações psíquicas envolvidas no tratamento e diagnóstico do câncer de mama.

O diagnóstico de câncer e todo o processo da doença são vividos pelo paciente e pela sua família como um momento de intensa angústia, sofrimento e ansiedade.

Ter um diagnóstico de câncer de mama pode vir a provocar um desequilíbrio naquilo que as mamas sempre representaram para uma mulher.

Pode-se dizer que esta situação se torna ameaçadora. A vida da paciente passa a correr riscos não só pela doença, mas pela intervenção que virá a ser adotada, que poderá ser mutilante.

Uma série de preocupações passa a tomar conta do pensamento dessa mulher: o medo de ser estigmatizada e rejeitada ao tomarem conhecimento de sua doença, a possibilidade de disseminação da doença pelo seu corpo, a queda do cabelo e o efeito disso sobre sua auto-estima, a incerteza quanto ao futuro, sua sexualidade e o seu relacionamento com o parceiro e com os filhos e principalmente o medo da recidiva.

Mulheres cuidem-se não deixem de ir ao ginecologista periodicamente.



10 comentários:

Carol Jardim disse...

Oi Rosa, não passeava nos meus blogs amigos há algum tempo. Estou voltando também. obrigada pelo comentário! =)
Um abraço,

Carol

Tony Madureira disse...

Sempre alerta!!

Anônimo disse...

Dra posso saber o email que consigo contato com vc? Agradecida,
Nelly

Anônimo disse...

Dra posso saber o email que consigo contato com vc? O meu é nellyhaidah@hotmail.com

Agradecida,

Nelly

luis lourenço disse...

Agradeço seus comentários benévolos em meu blogue. Estou pra conferir sua postagem e lhe desejar uma Páscoa tranquila, amor no seu coração, Sol e chocolates, e poesia.

beijinho.

Véu de Maya

SCHEIILA OAK disse...

É UM ASSUNTO QUE QUANDO MOSTRADO COM FOTOS COMO ESTA, CHOCA.... ACHO QUE SEMPRE DEVERIA SER TRATADO EM TODAS AS REVISTAS, FOLHETOS,ETC..
É PARA CHOCAR MESMO, ASSIM TALVEZ QUEM SABE, ATÉ OS HOMENS PASSEM A ALERTAR SUAS PARCEIRAS A FAZEREM PERIODICAMENTE EXAMES DE MAMOGRAFIA E ULTRASONOGRAFIA!!! BJAO

Anônimo disse...

Oi Rosa td bem?vc poderia me passar seu e-mail?vou começar a fazer um trabalho voluntario na rede de combate ao cancer e gostaria de alguma orientação bibliografica.
Desde ja agradeço

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AIB FUNDING. disse...

Olá pessoal, eu sou Linda Harry, do Estados Unidos. Eu fui diagnosticada com doença de Parkinson por mais de 6 anos, o que me fez perder meu emprego e meu relacionamento com meu noivo depois que ele descobriu que eu estava tendo Parkinson, ele se afastou de mim e tentei todo o meu melhor para fazê-lo ficar, mas ele me negligenciou até que um amigo meu do Reino Unido me disse Grande curandeiro, que restaurará minha vida com seu poderoso remédio herbal. então ele me enviou seu endereço de e-mail para entrar em contato com ele- drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e rapidamente entrei em contato com ele, e ele disse que minha condição pode ser resolvida, que ele tratará a doença imediatamente apenas se eu puder confiar nele e aceitar seus termos e condições. Concordei porque precisava muito de ajuda de todos significa, então eu fiz tudo o que ele me instruiu a fazer. E, surpreendentemente, depois de duas semanas, ele me enviou uma mensagem de texto, dizendo que eu deveria me apressar ao hospital para um check-up, o que realmente fiz, confirmo pelo meu médico que estou agora (PARKINSON NEGATIVO) meus olhos se encheram de lágrimas e alegria, chorando muito porque verdadeiramente a doença me privou de muitas coisas da minha vida, este é um milagre, o Dr. imoloa também usa seu poderoso remédio herbal para curar as seguintes doenças: doença do lúpus, úlcera na boca, câncer na boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC , Sífilis, diarréia, HIV / AIDS, Doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, Dor Crônica, Doença de Crohn, Fibrose Cística, Fibromialgia, Doença Inflamatória Intestinal, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, Doença de Celia, Linfoma, Major Depressão, melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer, parque doença isônica, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma, Artrite inflamatória autoimune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão. entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. e também em whatssap- +2347081986098