terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

CISMA OU DESCONFIANÇA?

Qualquer pessoa em uma situação nova — nos primeiros dias em um emprego ou iniciando um relacionamento, por exemplo — é cautelosa e de certa forma reservada, até sentir que seus temores são infundados. Pessoas com paranóia não conseguem abandonar seus temores. Continuam a esperar por armadilhas e duvidam da lealdade dos outros. No relacionamento pessoal ou no casamento, essa desconfiança pode apresentar-se sob a forma de ciúme patológico e infundado.
Por estarem excessivamente alertas, as pessoas com distúrbio paranóide de personalidade percebem qualquer minúcia e podem ofender-se sem motivo. Em conseqüência, tendem a ser excessivamente defensivas e hostis. Quando cometem algum erro, não reconhecem a culpa, nem aceitam a mais leve crítica. Entretanto, são extremamente criticas em relação aos outros. Pode-se dizer que tais pessoas fazem “tempestade em copo d’água”.
Além de serem polemistas e irredutíveis, as pessoas com distúrbio paranóide de personalidade têm dificuldade de manter vínculos afetivos. Parecem frias e evitam relacionamentos interpessoais. Orgulham-se de serem racionais e objetivas. Pessoas com uma perspectiva paranóide em relação à vida raramente procuram auxílio médico - não faz parte de sua natureza pedir ajuda. Profissionalmente podem atuar com competência. Pode procurar redutos sociais onde o estilo moralista e punitivo seja aceitável ou, até certo ponto, tolerável.
A desconfiança permanente é um sinal inconfundível de paranóia. Pessoas com distúrbio paranóide de personalidade estão constantemente em guarda, por enxergarem o mundo como um lugar ameaçador. Tendem a confirmar suas expectativas, agarrando-se a mínimas evidências que confirmem suas suspeitas, e ignoram ou distorcem qualquer prova em contrário. Estão sempre alertas, procurando sinais de alguma ameaça.

2 comentários:

Impasse Livre disse...

Vai ver que é por isso que estamos cheio de receio e medos de fechar com uma nova rádio. A fluminense quer que a gente pague pelo horário, apesar do ibope do MALDITA SDER O MAIOR DA RÁDIO. IREMOS PARA A RÁDIO LIVRE EX-RJ E HAROLDO DE ANDRADE), QUE FICA NO RJ E NA ESTAÇÃO 1440 AM E QUE TAMBÉM TEM NA NET... RS VEREMOS SE IREMOS NARRAR JOGOS E TUDO O MAIS... QUEM SABE DA CERTO? RS BEIJÃO!

Anônimo disse...

*** F60.0 + F42.1 – CID 10) ***