sábado, 27 de fevereiro de 2010

Câncer de Mama - Doença mais temida pelas mulheres.


O Câncer de mama no Brasil é o que mais causa mortes entre as mulheres.

O câncer de mama é com certeza uma das doenças mais temidas pelas mulheres devido à freqüência absurda com que vem ocorrendo.

Os efeitos psicológicos dessa doença afetam a sexualidade e a percepção da imagem pessoal da mulher que o vivencia, sendo, portanto, devastadora tanto em termos físicos quanto psíquicos.

Ele é raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária cresce a cada dia sua incidência.

Dessa forma é importante para a área da Psicologia da Saúde e da Psicologia Hospitalar inserida neste contexto, abordar estas questões levando-se em conta as implicações psíquicas envolvidas no tratamento e diagnóstico do câncer de mama.

O diagnóstico de câncer e todo o processo da doença são vividos pelo paciente e pela sua família como um momento de intensa angústia, sofrimento e ansiedade.

Ter um diagnóstico de câncer de mama pode vir a provocar um desequilíbrio naquilo que as mamas sempre representaram para uma mulher.

Pode-se dizer que esta situação se torna ameaçadora. A vida da paciente passa a correr riscos não só pela doença, mas pela intervenção que virá a ser adotada, que poderá ser mutilante.

Uma série de preocupações passa a tomar conta do pensamento dessa mulher: o medo de ser estigmatizada e rejeitada ao tomarem conhecimento de sua doença, a possibilidade de disseminação da doença pelo seu corpo, a queda do cabelo e o efeito disso sobre sua auto-estima, a incerteza quanto ao futuro, sua sexualidade e o seu relacionamento com o parceiro e com os filhos e principalmente o medo da recidiva.

Mulheres cuidem-se não deixem de ir ao ginecologista periodicamente.



9 comentários:

Carol Jardim disse...

Oi Rosa, não passeava nos meus blogs amigos há algum tempo. Estou voltando também. obrigada pelo comentário! =)
Um abraço,

Carol

Tony Madureira disse...

Sempre alerta!!

Nelly disse...

Dra posso saber o email que consigo contato com vc? Agradecida,
Nelly

Nelly disse...

Dra posso saber o email que consigo contato com vc? O meu é nellyhaidah@hotmail.com

Agradecida,

Nelly

Véu de Maya disse...

Agradeço seus comentários benévolos em meu blogue. Estou pra conferir sua postagem e lhe desejar uma Páscoa tranquila, amor no seu coração, Sol e chocolates, e poesia.

beijinho.

Véu de Maya

SCHEIILA OAK disse...

É UM ASSUNTO QUE QUANDO MOSTRADO COM FOTOS COMO ESTA, CHOCA.... ACHO QUE SEMPRE DEVERIA SER TRATADO EM TODAS AS REVISTAS, FOLHETOS,ETC..
É PARA CHOCAR MESMO, ASSIM TALVEZ QUEM SABE, ATÉ OS HOMENS PASSEM A ALERTAR SUAS PARCEIRAS A FAZEREM PERIODICAMENTE EXAMES DE MAMOGRAFIA E ULTRASONOGRAFIA!!! BJAO

Glauce Andreotti disse...

Oi Rosa td bem?vc poderia me passar seu e-mail?vou começar a fazer um trabalho voluntario na rede de combate ao cancer e gostaria de alguma orientação bibliografica.
Desde ja agradeço

Glauce Andreotti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Glauce Andreotti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.