terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O mundo dos cegos não pode ser criado com o fechar de olhos.

A criança cega ou com baixa visão precisa desenvolver seus outros sentidos para não se isolar do mundo.A deficiência visual, como qualquer outra, não deve se tornar um pretexto para privilégios na educação da criança. Os pais têm de tomar cuidado para não superproteger esse filho. Ele deve ser estimulado a ser uma pessoa independente.

É importante ensinar o deficiente visual a ser organizado, para que possa, sozinho, guardar as coisas no lugar e depois achá-las. E vale o mesmo para a casa. Não se deve deixar objetos espalhados pelo chão, pois a criança pode cair e se machucar. E, caso seja feita uma mudança na disposição dos móveis, os pais não podem esquecer de mostrá-la ao filho.


Brincar com outras crianças também é um estímulo fundamental para o deficiente visual desenvolver sua coordenação motora e os outros sentidos. E é nessa convivência que ele aprende também, como qualquer outra criança, a respeitar os colegas, as regras e a dividir seus brinquedos.


A própria criança determina suas limitações. Deve-se dar a ela todas as oportunidades de ter experiências que ajudem no seu desenvolvimento global.


Os sinais do problema podem ser observados desde os primeiros meses de vida:


•O bebê não consegue fixar o olhar em objetos próximos.


•Quando começa a engatinhar e depois a andar, esbarra ou tropeça muito nos móveis e objetos. •Franze a testa para ver algo, coça e aperta muito os olhos, tem lacrimejamento excessivo.


•Não tolera luminosidade, fechando os olhos em ambientes mais claros, ou fica sempre com a cabeça abaixada para evitar a luz.


•Fica muito perto da TV, dos cadernos ou dos livros.


•Apresenta desinteresse pela leitura e dificuldades na escola.Reclama de dor de cabeça, após a aula ou período de leitura.


Principais causas


•Toxoplasmose congênita (adquirida na gestação e prevenida no pré-natal)


•Catarata congênita (geralmente causada por rubéola na gestação e tratada com cirurgia)


•Glaucoma congênito (deve ser tratado com cirurgia e/ou medicamentos; não tratado, a perda visual é rápida)


•Doenças degenerativas da retina (levam à baixa visão ou à cegueira; não há tratamento)


•Atrofia do nervo óptico (pode ser hereditária ou estar relacionada a problemas neurológicos)


•Retinopatia da prematuridade (em mais de 90% dos casos há regressão espontânea, com pequena perda visual; em outros, a perda é alta).




O mundo dos cegos não pode ser criado com o fechar de olhos.


"A felicidade está tão perto da gente.Mas tão perto que não a percebemos.Está...No olhar de uma criança,Num simples abraço,Numa palavra de carinho,Na luz do sol,No vento que anuncia a chuva,Nas flores, nos pássarosNo céu, na lua e nas estrelas...A felicidade esta em todo lugar.Mas somos cegos, surdos e mudosPara poder percebê-la.Queremos "tocar" a "Dona Felicidade".Mas ela, é intocávelSó é sentida...Lá dentro do coração...Vamos abrir todos os nossos sentidos.Deixá-los livres para perceberem os mínimos detalhes dodia a dia.Tente, passe um dia só, percebendo e sentindo seus"Pedacinhos de Felicidades".No final do dia, você irá descobrir que não precisa muito para ser feliz.Basta juntar os pequenos momentos para que se tornem grandes".

Um comentário:

SCHEIILA OAK disse...

Rosa, acredito que só o amor cura as pessoas. Podes exercitar o amor onde estiveres e com quem estiveres, mas aquele amor que nos ensina o desprendimento, o não preconceito, aquele que somente ajuda, que somente dá, que somente alegra, que somente beneficia.
A nossa cura é, pois, demorada, mas, permanece para sempre, porque se fundamenta na profundidade do afeto divino.Enquanto procuramos a cura dos males somente na condição física, permanecemos enfermos até despertamos para a luz do Espírito. São cegos , mais amados e compreendidos, vão nos dar muito mais prazer do que imaginamos.
A humanidade se encontra distante da felicidade, por não ter conhecimento dela própria;preferem as coisas do mundo, esquecendo que Deus nos deu uma missão.Procuremos entender o que é a caridade, e busquemos praticá-la, assim teremos motivos de prazer, e, canais permanentes do amor.
Bjs.....Scheilla Oak