quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Frangofilia


Dentre os impulsos dirigidos contra objetos, destacamos a chamada Frangofilia, o impulso ao estraçalhamento de roupas, vestes, travesseiros, colchões, móveis, etc., numa expressão de hostilidade ativa e incontida ao mundo material. A Frangofilia pode ocorrer nos episódios de euforia do Transtorno Afetivo Bipolar, no caso de oligofrênicos, na agitação catatônica e em estados demenciais, senis e pré-senis. Quando ocorre na excitação maníaca a Frangofilia transcorre sem obnubilação da consciência.
Outras vezes, o impulso tem caráter seletivo e simbólico por deslocamento afetivo, a exemplo do que se verifica em certas personalidades desajustadas ou imaturas especialmente de tipo histérico, ou em personalidades explosivas e paranóides, todos eles propensos a ruminações de sentimentos de humilhação e de vingança, seguidos de explosões irrefreáveis. Em tais casos, o impulso agressivo se desloca, em função quase sempre da covardia moral ou da debilidade física do indivíduo, condições que desestimulam a ação pessoal direta contra o próximo, a quem originalmente se dirigia a agressividade.

3 comentários:

Oso conocido disse...

Querida Rosa!
Muchas gracias por tenerme en cuenta para el premio!
Mañana lo pondré en mi blog.
Deseo que tus horas sean Hermosas!

Beijos y Saudades pra você!


Oso

Maldita Futebol Clube disse...

Caraca Rosa sou frangofiliaco...rs quando O vasco perde eu quero desabotoar, rasgar, estraçalhar a minha camisa sempre, de raiva! rs ... beijos, leandro

SCHEIILA OAK disse...

Oi Rosa, estou boba porque pensei que Leandro fosse pinto, agora se declara frango...está mesmo aprendendo com o Vasco a levar frango ,hahahahaha...
Mais agora é sério , deve ser muito triste a pessoa chegar a esse nível principalmente por dependência de amor. Achei interessante, nunca tinha ouvido falar nestes termos, viu como a gente aprende com seu blog?
Bjs......Scheilla Oak