domingo, 1 de fevereiro de 2009

ERROS: Transformação em futuros acertos.



Errar é humano!!!!

Os perfeccionistas sempre enxergam mais seus erros que os outros. Um pequeno erro ou falha é interpretado sempre como uma grande falha.

Assim, uma característica evidente de um indivíduo com uma atitude perfeccionista é a autocobrança.

Não só ele se cobra muito, mas também é extremamente sensível a cobrança dos outros. Podemos até dizer que ele se cobra para que o outro não cobre dele.

O perfeccionismo induz a uma excessiva preocupação com a opinião dos outros sobre si mesmo. Pelo fato de não admitir seus próprios erros, pelo medo de enxergar seus limites, o perfeccionista acaba tendo dificuldade de expor-se em situações que sabe que estará sujeito à crítica e a avaliação dos outros.

Uma decorrência disso é a timidez. A pessoa com receio da avaliação dos outros acaba por fugir da exposição pública, e acaba atrasando a sua vida pelo medo de se colocar à mercê de críticas, pois estas poderiam mostrar-lhe o seu lado que a todo instante ele se esforça por abafar.

O erro é parte integrante da vida humana.

Não existem grandes realizações sem erros e tampouco grandes inovações sem erros.

Para conquistar objetivos precisamos arriscar, ousar, pisar em terrenos ainda não conhecidos e abrir novos campos.

As maiores descobertas científicas vieram de situações onde se tentaram tantas vezes e tantos foram os erros, que cada caminho percorrido foi mostrando o caminho certo, e a partir daí, chegou-se a um resultado satisfatório.

O ser humano não precisa ter medo de errar, mas sim de não tomar as precauções necessárias quando se erra.

Assim, o melhor não é aquele que nunca errou, mas que consegue aprender com seus próprios erros e transforma-los em acertos.

2 comentários:

Raphael De Assis disse...

Isso é uma grande verdade!
a imperfeição é inerente à essência humana...
E o que seria do acerto sem o erro... o que seria do bem sem o mal? O ponto é que o fato do erro existir torna o acerto muito mais valioso. Os erros nos fazem buscar novos caminhos, novas experiências e trazem um crescimento incrível...
Ótima postagem!
Beijos prima!

SCHEIILA OAK disse...

Rosa, Rapha tá arrasando no comentário!!Êta sobrinho inteligente e lindo! Você tá mais que certo Rapha, aprendemos muito com nossos erros, principalmente quando a dor na coinsciência fala mais alto, o crescimento interior até compensa depois, porque, amadurecemos para vida e vemos o quão sem importância era nossa vida. Com isso, amadurecemos e até compreendemos certas passagens em nossas vidas necessárias para esse crescimento.
Bjs..........scheilla Oak