Passar por um momento doloroso de perda de um ente querido, na maioria das vezes traz uma sensação de vazio, um sentimento de que algo foi arrancado de você. Isso traz sentimentos de medo, revolta, raiva, culpa, depressão, isolamento, desinteresse pelas atividades costumeiras ou excesso de atividades como uma fuga; e acabam apresentando sintomas físicos e psicológicos de estresse, podendo até vir a adoecer.
O tempo do luto depende da circunstância de como você perdeu, o significado dessa pessoa para você, o seu ambiente familiar, social, e de como você vai enfrentar essa situação de crise.
O tempo poderá variar de 03 meses a 2 anos , podendo deixar algumas marcas adormecidas que poderão vir à tona em qualquer instante.
O luto pode fazer com que repensemos em nossas vidas, muitas pessoas buscam forças antes desconhecidas; passando a dar valor cada instante vivido.
As pessoas sentem e regem diferentemente, porém algumas questões comuns nas perdas podem passar por fases semelhantes.
Como por exemplo a morte de uma pessoas amada, fazendo passar por vários estágios: primeiro o choque, seguindo negação que seria não acreditar que é verdade o que está passando, não aceitando a realidade, podendo também apresentar raiva, revolta na maior parte contra todos e tudo. Com isso sintomas questionadores e depressivos do tipo: Por que comigo? Por que foi dessa forma? E muitos outros questionamentos poderão surgir neste período.
Muitas reagem se isolando tentando melhoras com a própria solidão buscando paz interior, aceitação segundo Kubler- Ross: “ aceitar o que não pode ser mudado”.
Essas fases citadas elas não seguem ordenadamente podem retornar, pular dependendo podendo até parar em determinada fase, ou atingir a superação.
Caso não consiga passar as fases e atingir superação procure ajuda de um profissional para elaboração desse luto.
É importante falar sobre o seu luto, não se isole, fale sobre sua dor,
Nenhum comentário:
Postar um comentário