quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Menopausa como enfrentar ?


A idade vai chegando e com o passar dos anos, o corpo das mulheres se prepara para o fim do período de fertilidade. Em geral, por volta dos 50 anos os ovários deixam de produzir dois hormônios importantes para o corpo: o estrógeno e a progesterona. Esta fase, chamada de climatério, acaba com a menopausa, a última menstruação.

Muitas pessoas acham que este momento está longe, mas inevitavelmente ele aparece. E junto com o fim da menstruação, surgem vários outros incômodos: depressão, insônia, ondas de calor, falhas de memória e diminuição do desejo sexual. Desagradável? Sem dúvida. e ai como enfrentar essa tal menopausa?
As mulheres modernas devem entender a menopausa, não como a porta de entrada para a velhice, mas como o início de uma nova vida repleta de novos interesses e perspectivas. Não, não se trata de mais um discurso demagógico e otimista. Realmente, com os avanços dos conhecimentos sobre o climatério e menopausa, com os avanços de novas terapias substitutivas, dietas balanceadas, programas de atividades físicas, terapias ocupacionais e emocionais, o envelhecimento passou a ser muito mais harmônico, mais lento e compatível com melhor qualidade de vida. Então não tem jeito  nós mulheres temos que enfrentar e encarara a menopausa de frente.Devemos esclarecer quanto às repercussões físicas e mentais do climatério, orientando medidas preventivas contra doenças e oferecendo apoio psíquico necessário para melhorar a qualidade de vida.




 

Nenhum comentário: