quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ODONTOFOBIA

Muitas pessoas tem pavor de dentista... só de imaginar o barulhinho do motor ou o ranger dos instrumentais nos dentes, já começam a apresentar um medo excessivo seguido de sintomas.
Muitos deixam de tratar seus dentes por medo e depois só aparecem pedindo socorro ao dentista quando não tem mais jeito ou quando a dor já é insuportável.
A odontofobia é um transtorno relacionado a ansiedade e medo de ter que pensar que vai ter que passar por um procedimento odontológico.
A pessoa que possui  medo excssivo de dentista apresenta sintomas parecidos com sindrome de pânico .
A sudorese, tremor, a sensação de desmaio, aceleração nos batimentos cardíacos, respiração ofegante,tensão muscular  se fazem presentes tornando evidente  a ansiedade latente com sinais fisiológicos.
Exsitem alguns estímulos fóbicos em relação a Odontofobia ; :os mais comuns são anestesia, medo de injeção, vibração do motor e seu barulho, uso de roupa branca e sangue.
Essa ansiedade pode ser diminuida e você poderá realizar o tratamento  através da ajuda de um psicólogo TCC e seu dentista. O dentista poderá amenizar o medo explicando  as possiveis sensações que ele poderá sentir. muitos dentostas utilizam da sedação consciente ou analgesia inalatória.
E o psicólogo especialista e terapia cognitivo comportamental poderá trabalhar com ténicas especpificas de enfrentamento X esquiva ; controle da ansiedade antecipatória, uso de relaxamentos diafragmáticos e corporais, modelagem do pensamento intrusivo pelo racionale até mesmo uma dessenssibilização sistemática.
Se você possui odontofobia procure ajuda pois a saúde bucal é muito importante. A saúde começa na boca.
E os medos  terminam ou se controlam nos consultórios psicológicos.

2 comentários:

Anônimo disse...

ola gostei do assunto abordado olha tenho 33 anos e com quase todos os dentes estragados pois tenho odontofobia meu maior pavor é o sangue nao tenho medo de anestesia mas de sangramento sim ja fiz testes de coogulaçao e deu um pouco acima do normal isso ainda me apavora mais colocoque um texo com dicas para superar esse trauma grato renato interior da Ba

Unknown disse...

Por favor, preciso muito de ajuda, pois tenho dentes que doem muito e não consigo ir ao dentista porque na ultima vez passei por dores insuportáveis na cadeira, por erro dela. Antes eu já tinha pavor e por isso meus dentes estão todos ruins. tentei extrair, mas a anestesia não pegou e a dentista não acreditou em mim,a dor foi horrível e quando consegui levantar da cadeira, minha pressão arterial chegou a 23x13 e tive que ir direto para a emergência do hospital. Só de pensar em ter que tratar esse dente, já entro em pânico, mas tem que ser feito, pois não posso nem mais mastigar por causa da dor. Me ajude por favor!