sexta-feira, 22 de maio de 2009

Depressão a dor contínua da alma.



Segundo a Medicina e a Psicologia, podemos dizer que muitas pessoas foram assoladas pela depressão.

A depressão se divide, básica e didaticamente, em duas categorias. E eu digo didaticamente, porque na maioria das vezes essas duas categorias podem ocorrer simultaneamente.

A primeira é chamada de depressão biológica. É aquela que ocorre em função de um distúrbio bioquímico cerebral, independente da existência de fatores externos. Segundo alguns estudos, há predisposições genéticas envolvidas e o tratamento se faz, necessariamente, através do uso de medicamentos.

A segunda categoria é chamada de depressão reativa, ou seja, ocorre a partir de um evento traumático e devemos contar com a capacidade adaptativa do ser humano, através dos seus mecanismos de defesa psíquicos, para dar conta desse tipo de sofrimento. Entretanto, em alguns casos, faz-se necessário o uso de algum medicamento que possa acelerar esse processo adaptativo.

No entanto, como a intensidade desses sintomas varia, há pessoas que são deprimidas há anos e nunca procuraram a ajuda do psiquiatra e são essas as pessoas que guardam em si a sensação que estão passando pela vida, sem contudo, realmente VIVER!

A segunda categoria de depressão chama-se reativa. Ela sempre ocorre mediante um evento traumático. Eu poderia citar dezenas de exemplos, mas há uma palavra que muito bem os resume: PERDA!

Somente quem já passou por esse tipo de perda sabe o quanto dói bem lá no fundo da alma da gente.

Falar sobre dores da alma é falar sobre um tipo de dor muito mais atroz do que as dores físicas, até porque as dores da alma influenciam diretamente na intensidade com que sentimos as dores no nosso corpo.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Término do Curso de Psicologia Hospitalar - Ano 2009













Gostaria de agradecer a turma de Psicologia hospitalar de 2009 - Turma de Quarta feira( manhã), pela troca de idéias e conceitos na nossa profissão. E desejar muito boa sorte em suas escolhas profissionais seja ela: hospitalar, ambulatorial ou clinica particular. e que voc~es sempre se lembrem da mensagem das sementes, e de Gregory Colbert!!!!

Se precisarem de alguma coisa podem contar comigo e com a Gabriella.

Essas fotos foram tiradas no encerramento do curso.

sábado, 16 de maio de 2009

Fragilidade Masculina



Hoje achei em meus guardados uma entrevista que eu dei ao Jornal Monitor Campista no dia 08 de outubro de 2006, e o assunto é muito interssante, e atual: Fragilidade Masculina.

No homem o envelhecimento está relacionado à falta de virilidade. Eles não vão tanto ao médico por temerem descobrir uma patologia grave que possa provocar a impotência.

Homens são menos resistentes a dor e evitam a prevenção de doenças.

O organismo do homem é muito inferior ao da mulher. Inclusive, o limite de dor do homem é menor do que o feminino;"Qual o homem que num simples resfriado não cai de cama?"

Mesmo sendo reconhecido socialmente como "MACHO", é no teste de infertilidade que ele se sente menos homem.

A mesma coisa acontece quando ele faz o exame de próstata.

A maioria dos homens quando descobre que está com Câncer demora a procurar ajuda psicológica ou não procura.

Enquanto se concentra em se transformar num " metrossexual!, o homem de hoje, como o de antigamente não se preocupa com a saúde.

Temos que mudar esse conceito , vocês HOMENS, precisam levar mais a sério a questão da saúde masculina!!!!!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Síndrome do Pensamento Acelerado



A nossa sociedade anda cada vez mais apressada. As próprias crianças vivem numa correria desenfreada tipo casa-escola-ginásio-casa, com múltiplas tarefas e enfrentando o trânsito caótico nas grandes cidades.A simples vivência dos ruídos (nas escolas, nas fábricas, nos escritórios, nas ruas, etc.) expõe as pessoas a um stress doentio que acabará em desgaste e desmotivação.
A SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) é uma doença moderna caracterizada principalmente pelo excesso de estímulos abstraídos da televisão, Internet, etc. As pessoas que sofrem desse problema não conseguem manter uma qualidade de vida desejável, pois são inconstantes, insatisfeitas e emocionalmente instáveis.
As pessoas que sofrem desse problema não conseguem manter uma qualidade de vida desejável, pois são inconstantes, insatisfeitas e emocionalmente instáveis.

A ansiedade que manifestam no dia-a-dia faz com que se sintam desmotivadas e impulsionadas a querer sempre mais, daí a inconstância e a compulsão pelas conquistas.

Devido ao excessivo número de informações diárias, preocupações sociais e intensa atividade no trabalho, esses indivíduos tornam-se irritados, insatisfeitos com sua própria vida, têm dificuldades para se concentrarem, insônia, cansaço, fadiga e se sentem incapazes de sentir alegria na realização das atividades diárias.

No meio escolar podemos observar que o índice de casos da SPA é extremamente expressivo, pois os alunos demonstram uma dificuldade acentuada em manter a atenção nas atividades, nas explicações do professor e, ainda, expressam uma certa dose de agressividade e impaciência que chega a assustar educadores e até mesmo os pais.

Entretanto faz-se necessário frisar que esta doença não atinge somente crianças, mas uma grande maioria de pessoas que se expõe à velocidade da informação veiculada diariamente.
A SPA produz diversos sintomas como:
Irritabilidade,
Insatisfação existencial,
Dificuldades de concentração,
Alterações de memória,
Fadiga,
Sono alterado,
Perturbações emocionais (flutuação do humor) e
leva a uma ansiedade excessiva.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

ESTOU DE VOLTA!



Caros leitores e amigos,

Muito tempo que eu não posto no meu blog, mas foi devido à uma série de trabalhos referentes a minha vida profissional e também relacionados a minha vida pessoal.

O meu dia a dia afinal é muito corrido, tenho trabalhado por demais... andei em fase de estresse agora to fazendo um check - up pois, ninguém é de ferro.Saúde em primeiro lugar!!!!!

Agora estarei retornando com novos assuntos, afinal, amo escrever e tenho sentido muita falta de escrever, de visitar os blogs que acompanho e das palavaras carinhosas que recebo dos meus amigos e leitores.

Obrigado pela compreensão!!!

ESTOU DE VOLTA!!