quinta-feira, 9 de abril de 2009

Pessoa ranzinza dificuldade de conviver com mau humor.



É muito grande o número de casais que vivem em franca desarmonia porque um dos membros é portador de algum transtorno do humor e o outro desconhece essa possibilidade.

A pessoa deprimida é extremamente sensível, podendo dificultar sobremaneira o relacionamento com o outro;possui uma sensação de falta de prazer, é uma pessoa chata, ranzinza, transforma qualquer besteira em motivo para discussão e tem dificuldades de se relacionar.

O distímico geralmente é exigente, cobra muito de si mesmo e dos outros

Algumas separações podem ser evitadas quando esse tipo de transtorno é tratado.

O simples fato do(a) parceiro(a) compreender a natureza patológica da maneira complicada de viver do outro, já será um alívio aos constantes conflitos conjugais.

Além dos casos onde a queixa é de que um dos membros do casal está sempre de mau humor, emburrado(a), desanimado(a) e não participante dos eventos de lazer ou sociais, tem também aqueles portadores de Transtorno Obsessivo-Compulsivo, para os quais a exigência com a ordem e arrumação das coisas acaba por destruir a harmonia familiar.

É muito gratificante ao médico e muito agradável aos familiares quando a pessoa problemática aceita o tratamento.

2 comentários:

luis lourenço disse...

Rosa Carvalho!

realmente a sua análise suscita reflexões interessantes e úteis...
a ajuda médica pode ser importante como primeiro passo, mas a vitória definitiva sobrr algo patológico tem de ser sempre conseguida por quem se deixa afectar por algum síndroma depressivo.

Votos de Páscoa Muito feliz pra vc.

beijinhos,

Véu de Maya.

Unknown disse...

Essa sou eu! (infelizmente)
E agora, o quê e quem tenho que procurar?