sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

PAIXÃO SENTIMENTO EXACERBADO



A Paixão se resume em um sentimento de desejar, querer, a todo custo o calor do corpo de outro ser.

Se cria uma necessidade de ver e tocar a pessoa por qual se apaixonou. É um vício que debilita a mente de forma a focar somente para a pessoa cujo seu pensamento está.

E qualquer outro pensamento é momentâneo e irrelevante para o apaixonado.

O sentimento exacerbado entre duas pessoas, é um exemplo de uma paixão. A paixão pode ultrapassar barreiras sociais, diferenças de formação, idades e géneros. A paixão completamente correspondida causa grandiosa felicidade e satisfação ao apaixonado, pelo contrário qualquer dificuldade para antigir essa plenitude pode trazer grande tristeza pois o apaixonado só se vê feliz ao conseguir o objeto de sua paixão.

Adolescentes estão mais sujeitos a apaixonarem-se, devido ao pouco conhecimento de mundo entre outras coisas, o que não significa que pessoas de maior idade não estejam passíveis de tal sentimento. O que ocorre é que a pessoa adulta, por ter maior conhecimento de mundo, por ter vivenciado maiores experiências, não estará tão sujeita a perder a razão e deixar-se dominar pelo peso do sentimento.

A paixão é uma emoção de ampliação quase patológica do amor. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.
Pode-se dizer também que paixão é algo muito mais passageiro que o amor, pois, sendo uma patologia deste, com o passar do tempo e sendo rompido o véu da idealização do outro, cai-se na realidade, tranformando-se a paixão em amor, ou nada restando do sentimento afetivo.

Estudos de Psicologia dos sentimentos indicam que o estado de paixão muito dificilmente ultrapassa os três anos.


Um comentário:

Um mero olhar crítico... disse...

Puxa Rosa, cadê o romantismo? rs Admiro mt a psicologia, mas a vida vista assim fica tão desinteressante... Seu texto está impecável, mas faltou um conselho as pessoas. Se arrisquem só um pouquinho! Aquele famoso bordão: "Aprecie com moderação"
Abraço!