quarta-feira, 17 de julho de 2013

MEDO DE TIRAR SANGUE E INJEÇÕES QUE TAL PERDER ESSE MEDO?


Sofrimento antecipado de pensar que terão de passar por um exame de sangue ou tomar uma injeção fazem com que essas pessoas que têm medo de agulhas apresentem as mesmas reações que pessoas que têm outros medos, como coração acelerado, respiração superficial e reações nervosas estridentes. Porém, uma certa diferença chama a atenção no caso da agulha: a tendência a desmaiar.
Comprovado através de estudos a possibilidade de desmaio é mais pronunciada quando o medo tem a ver com agulhas; é algo que não se vê com muita frequência em outras fobias. Presumimos  que mais de metade das pessoas com fobia de agulhas e quase três quartos das pessoas com extrema aversão a sangue tenham histórico de desmaios nessas situações.
O medo de agulhas e injeções pode envolver pensamento, visão, cheiro e dor em relação a agulha. Pessoas que se recusam a fazer exames de sangue ou evitam atendimento médico por completo sendo considerado uma fobia médica. Parece mentira mas é muito comum esse tipo de fobia, onde o medo de agulhas ou aversão a elas esta presente em muitos indivíduos.
 Não considero isso como fraqueza ou covardia, muitas herdam a predisposição genética para o desmaio, combinada com uma experiência negativa provocando o medo.
Através de estudos “ muitos herdaram o que é chamado de reflexo vaso-vagal em resposta ao medo. Quando veem uma agulha ou recebem uma injeção, isso aciona o nervo vago, que dilata os vasos sanguíneos  diminuindo a frequência e a pressão arterial fazendo com que as pessoas percam a consciência desmaiando”.
O medo de fazer um exame de sangue ou tomar uma injeção pode estar relacionado a alguma experiência negativa antes dos 10 anos de idade como por exemplo uma ida ao dentista, médico, uma vacina, etc.
 É necessário estarmos atentos para que  a fobia não tome proporções que possa afetar a saúde ou por a vida  em risco, fazendo com que a pessoa se recuse a  realizar exames médicos, tomar injeções, vacinas, fazer cirurgias ou evitar  idas ao médico.
 A terapia cognitivo comportamental baseia na técnica de  exposição, fazendo com que o paciente seja exposto a fonte de seu medo  gradualmente. 1- falando sobre agulhas com um terapeuta, 2- olhando e pesquisando fotos, 3- assistindo vídeos, 4- visitando um laboratório para assistir a retirada de sangue de uma outra pessoa 5- simulando através da técnica de rolle play  seu exame de sangue 6 até estar seguro para que possa realmente realizar seu exame.
Técnicas respiratórias diafragmática e relaxamentos também são validos para o tratamento.
 Então que tal perder esse medo?

27 comentários:

Unknown disse...

Achei bem interessante seu texto. Eu entro nessa parte das que sofreram traumas antes dos 10 anos e desmaio até hoje. Por vontade própria fui fazer trabalho voluntário em um hospital. Participei de bingos na sala de hemodiálise e não passei mal. Só fui passar mal em um quarto coletivo onde as mulheres estavam esperando pelo resultado de exames para então ir para cirurgia. E sério, não adiantou.. eu continuo entrando em panico antecipado, panico no dia, choro que nem uma criança, minhas veias somem e eu desmaio. Semana q vem tenho q fazer exame, já estou passando mal, suando frio.

Unknown disse...

Eu desmaio se colher sangue na curva do braço agora se colher na mao eu nao desmaio .. mais fico mt tensa nem durmo a noite

Unknown disse...

Eu desmaio se colher sangue na curva do braço agora se colher na mao eu nao desmaio .. mais fico mt tensa nem durmo a noite

Unknown disse...

Eu tenho muito medo não adianta nem tentar morro de medo

Daniel M. Arcanjo disse...

Fui tirar sangue hoje, tive os sintomas descritos pela autora do artigo...E saí do hospital, não consigo!

Claudia disse...

Tenho grande pânico

Unknown disse...

A primeira (e única) vez q fiz exame de sangue (aos 13 anos) fiquei tão nervosa q passei mal, não tenho costume de desmaiar por isso não desmaiei mas fiquei muito mal mesmo, tenho trauma de agulhas, não entendo o pq disso, agora (aos 16 anos) preciso fazer um exame de sangue e n quero passar vergonha kk,preciso muito superar esse medo, oq está difícil, estou a ponto de procurar um psicólogo

Unknown disse...

Mas não doi mto?

Unknown disse...

Mas não doi mto?

Unknown disse...

Denise Lacerda, mas na mão não dói?

Anna disse...

Desde pequena me furam até 6 vezes pra encontrar a veia pra tirar sangue, por causa disso nunca mais tirei sangue. Mas agora com 20 anos preciso tirar sangue pra fazer alguns exames, mas nao acho que sou capaz. Da última vez que TENTEI eu desmaiei e não puderam continuar. To apavorada kk

Unknown disse...

vcs fazem uma matéria sobre medo de exame de sangue e colocam essa foto? me sinto mal só em olhar

Carlos Augusto disse...

Muito bom dia,

Tenho realmente essa fobia que me acompanha agora na minha fase adulta, no dia anterior ao exame o coração acelera e não consigo dormir e quando consigo ir até o laboratório, aguardo normalmente a minha vez, ao sentir a agulha não sinto dor mas ao retirá-la começo a suar frio e desmaio a seguir.

Obrigado realmente por todas as suas dicas,

Um forte abraço fraternal,

Carlos Augusto.

Unknown disse...

É recomendado uso de ansioliticos?

Jaque Bastos disse...

Meu filho tem seis anos e hoje passei um aperto com ele por causa de uma vacina, ele reagiu de numa forma horrível, gritou, chorou muito, mostrou os dentes pras pessoas como se fosse um cão raivoso. Disse que estava passando mal, que nao ia tomar a injeção de jeito nenhum. Acredito que adquiriu esse trauma final do ano passado quando enfiou um pedaço de giz de cera no ouvido e teve que retirar com muita dificuldade na oftalmologista. A doutora era um amor, superatenciosa, paciente, tentou distrai-lo o tempo todo, mas nesse dia ele mostrou esse lado que eu nao conhecia pela primeira vez. Fez do mesmo jeito. Berrou, esperneou, mostrou os dentes pra ela disse que odiava medico e hospital, quase desmaiou... Tivemos que segurá-lo a força para tirar, senão teria que passar por cirurgia. Na revisão, só para ela olhar foi a mesma coisa... Nao sei o que fazer, considerando que terá que enfrentar muitas situações com agulha etc ainda na vida.
Estou buscando informações, alguma terapia gratuita ou popular, ja que nao tenho plano nem dinheiro para pagar por um tratamento. Nossa, é muito frustrante, fico com muita vergonha, nervosa e preocupada com esse comportamento.
Encontrei aqui esses relatos e estou acreditando que ele tem essa fobia e reage com violência.

Davi moller disse...

Eu morro mas nao tiro. Tenho q tirar pra operar da coluna, pelo visto vou ficar aleijado so porque nao deixo me espetarem com agulhas...

White Rose disse...

Po vc faz uma materia p gente com fobia e posta essa foto no inicio... saganagem.. deleta isso.. quase desmaiei aqui

Unknown disse...

Gostaria de saber se pode ser dado algum sedativo para a pessoa. Meu filho só tira na mão e são sempre muitos tubos de 3 em 3 meses. Fica tão ansioso que o sangue não vem. Para se ter uma ideia, eu acabo passando mal junto de tanta agonia...

Unknown disse...

Gostaria de saber se pode ser dado algum sedativo para a pessoa. Meu filho só tira na mão e são sempre muitos tubos de 3 em 3 meses. Fica tão ansioso que o sangue não vem. Para se ter uma ideia, eu acabo passando mal junto de tanta agonia...

Unknown disse...

Olá a todos, admiro as pessoas que conseguem realizar todo tipo de exames: de sangue...
É seu que sofro de um grande e grave problema, não consigo ver agulhas, realizar um exame... Tenho medo. Medo mesmo é esse medo reflete se na minha vida no dia a dia.
Tenho uma filha que AMO, AMO MUITO.
Não sei que fazer sinto-me desorientado, em sofrimento diariamente...
Pergunto o que poderei fazer para ultrapassar isto pois quero muito viver e ver a minha filha a crescer

Rui Marques

Ágata Natália disse...

ontem fui obrigada a tira sangue todas as vezes que tenho que passar por esta tontura eu sinto dor do dia em que eu descobro que tenho o exame para fazer até no dia da coleta do exame só de pensar meu braço já doe só de ver aquele curativo no braço de alguém já doe só de fala no assunto já doe tanto que para mim esta sendo um grande desafio escrever sobre isto um dia fui tira e estava muito frio estava de jaqueta suei tanto que parecia que estava 50° e sem contar que fico muito branca muito mais do que já sou e fico muito desesperada que começo a chora muito e o sangue não sair não suporto nem vem a sala o vem alguém tira sangue alias não só sangue qualquer invejão ou vacina que seja na veia já em outra parte do corpo como braço igual se tomar vacina de 15 anos ou na bunda já não tenho este medo até bectacil eu tomo se for preciso mas falou em aplica alguma coisa na minha veia esquecer queria não tem este panico pois sei que é necessário fazer exame e já tenho 31 anos infelizmente muitas enfermeira não compreender as pessoas que tem este medo pois quando eu tinha ums 7,8 anos por ai estouram a veia do meu braço me furaram no punho e no pescoço depois disso nunca mais conseguir tira sangue ou tomar qualquer injeção na veia tranquilamente e olhe que já precisei fazer muito exame depois disso mas não gostaria de ficar assim para sempre o que eu proderia fazer para não sentir tanto medo assim?

Barbara disse...

Eu tinha um exame hoje, agora, mas não consegui ir ... Tive crise de pânico a noite toda! Chorei, palpitações, não dormi um minuto! Era um exame de curva glicêmica, me preparei 3 dias seguindo as regras de alimentação, estava confiante, mas ontem a noite começou a ansiedade, li a noite toda matérias sobre como perder esse medo, mas não ajudou. Todas as vezes que fui coletar sangue desmaiei, até já convulsionei! Não sinto dor alguma, mas em pensar que tem uma agulha dentro de mim. Ai que agonia... Não queria me sentir assim, sei que é necessário, que não dói, mas o que dói é essa ansiedade! O coração pulando fora do peito, a vontade de sumir do mundo!! 28 anos de idade e desde os 12, onde me lembro como primeira vez de coleta de sangue, esse pânico! Também gostaria de dicas, será que um psicólogo ajuda nesse caso?

Cesar Canto disse...

Eu tenho 35 anos e não realizo exame de sangue desde a infância, por panico, sempre que preciso tomar injeção ou remédio na veia, eu desmaio ou me recuso.... Moro no foco da febre amarela em São Paulo (Horto Florestal) e precisei de muito rolle play para tomar a vacina.
Fazer exame de sangue para mim é a morte.

Pri Millions disse...

Eu tambem me senti muito mal ao ver a foto!!!

😐 disse...

Eu tbm tenho muito medo de fazer exame de sangue eu não sei o que acontece mas eu fico muito nervosa e é muito ruim pra mim e mesmo que eu tente eu não consigo me acalmar😑😑

filhoteboneca@gmail.com disse...

Meu Deus!!!
São tantos os casos de medo de agulha.
Desde q me lembro, tenho fobia de agulha, hj com 48 anos preciso fazer exames de hormônio e não consigo de forma nenhuma, o pior é que muitos falam que é frescura, outros que preciso superar, isso eu sei, mas é facil quem não sente falar, quando tentei fazer ,o sangue não saia de tanta tensão, realmente não sei o q fazer, já que é necessário fazer esses exames.

Unknown disse...

Meu Deus achei que só eu tivesse pavor de agulhas. Vou aí dentista, tomo anestesia, trato de boa, mas não consigo fazer um simples exame de sangue que entro em Pânico. Este mês tenho que fazer para investigar motivo de uma trombose. Já estou sofrendo 😢