terça-feira, 19 de junho de 2012

ACROFOBIA, como vencer o medo.





Eis que surge um frio na barriga, um suor gélido e um mal estar com tonteiras só de pensar que você está próximo da janela do último andar prestes a  olhar para baixo. Então o medo se instala  fazendo com que você sinta : calafrios,náusea, tonteira, sensação de desmaio. Quem sofre com medo de altura passa apuros, perante outras pessoas  você é medroso,covarde; pois ter medo de alturas  se torna absurdo aos olhos dos outros.

Quando falamos em medo logo vem a cabeça um sentimento que todos conhecemos a insegurança e não saber como agir em um momento devido a algum fator externo.


As pessoas que tem medo de altura podem ter sintomas como tonturas e vertigens, falta de ar, suor excessivos, boca seca, náuseas, tremores, mal estar, falta de fala, uma enorme ansiedade, palpitações entre outros sintomas que podem fazer a pessoa ficar totalmente sem controle, quando estiver em um local alto.


Chamamos isso de fobias específicas, ou seja, o medo está ligado a alguns lugares.


A acrofobia é o medo irracional de lugares altos.


A Psicoterapia cognitivo-comportamental estimula o paciente a expor-se gradualmente frente à situação causadora do medo,  com sessões específicas, a pessoa vai se desfazendo de crenças irracionais Mas  com acompanhamento profissional ou há risco de que o trauma torne-se ainda maior. Com a exposição ao medo monitorada corretamente logo veremos um resultado satisfatório.

Estimular alguém a conviver com o medo é completamente inadequado. A sensação ruim não só é mantida, como causa prejuízos no dia-a-dia do individuo, não há por que fazer isso, pois a terapia Cognitivo comportamenal é breve e focada no problema.


Nenhum comentário: