Muitas pessoas tem pavor de dentista... só de imaginar o barulhinho do motor ou o ranger dos instrumentais nos dentes, já começam a apresentar um medo excessivo seguido de sintomas.
Muitos deixam de tratar seus dentes por medo e depois só aparecem pedindo socorro ao dentista quando não tem mais jeito ou quando a dor já é insuportável.
A odontofobia é um transtorno relacionado a ansiedade e medo de ter que pensar que vai ter que passar por um procedimento odontológico.
A pessoa que possui medo excssivo de dentista apresenta sintomas parecidos com sindrome de pânico .
A sudorese, tremor, a sensação de desmaio, aceleração nos batimentos cardíacos, respiração ofegante,tensão muscular se fazem presentes tornando evidente a ansiedade latente com sinais fisiológicos.
Exsitem alguns estímulos fóbicos em relação a Odontofobia ; :os mais comuns são anestesia, medo de injeção, vibração do motor e seu barulho, uso de roupa branca e sangue.
Essa ansiedade pode ser diminuida e você poderá realizar o tratamento através da ajuda de um psicólogo TCC e seu dentista. O dentista poderá amenizar o medo explicando as possiveis sensações que ele poderá sentir. muitos dentostas utilizam da sedação consciente ou analgesia inalatória.
E o psicólogo especialista e terapia cognitivo comportamental poderá trabalhar com ténicas especpificas de enfrentamento X esquiva ; controle da ansiedade antecipatória, uso de relaxamentos diafragmáticos e corporais, modelagem do pensamento intrusivo pelo racionale até mesmo uma dessenssibilização sistemática.
Se você possui odontofobia procure ajuda pois a saúde bucal é muito importante. A saúde começa na boca.
E os medos terminam ou se controlam nos consultórios psicológicos.