segunda-feira, 5 de março de 2012

CRACK - a pedra da morte.


O crack é uma das drogas considerada mais perigosas do mundo atual, a cada dia nos deparamos com o número avassalador de usuários dentre eles, jovens. Inúmeras reportagens nos mostram como o carck acaba com o indivíduo , na maioria das vezes sendo um caminho sem saída.A pedra de crack é produzida com a mistura de cocaína e bicarbonato de sódio ou amônia. Sua forma sólida permite que seja fumada.
Os usuários utilizam o Crack queimando a pedra  em cachimbo e aspira a fumaça. O crack também é misturado a cigarros de maconha, chamados de piticos.
O crack chega ao cérebro em oito a 12 segundos e provoca intensa euforia e autoconfiança. Essa sensação persiste por cinco a 10 minutos. Para comparar: ao ser cheirada, a cocaína em pó leva de 10 a 15 minutos para começar a fazer efeito.
A fumaça do crack atinge rapidamente o pulmão, entra na corrente sanguínea e chega ao cérebro. É a forma de uso, não a composição, que torna a pedra mais potente.

Dependência:
Forma menos pura da cocaína, o crack tem um poder infinitamente maior de gerar dependência, pois a fumaça chega ao cérebro com velocidade e potência extremas. Ao prazer intenso e efêmero, segue-se a urgência da repetição. Além de se tornarem alvo de doenças pulmonares e circulatórias que podem levar à morte, os usuários se expõem à violência e a situações de perigo que também podem matá-lo.

Alerta aos pais : conversem mais com seus filhos e orientem quanto ao perigo do uso de drogas.

Um comentário:

luis lourenço disse...

Ah,psicóloga Rosa carvalho!

Veneno em Inocência.Mais um flagelo
a espalhar vezio e morte pelo Mundo.Faz muito bem alertar. E que fazer? a educação é sem dúvida uma questão basilar na família e na escola. Deixo-lhe meu apreço e abraço carinhoso,

Véu de Maya