segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

TRÂNSITO: UM CAOS QUE GERA ESTRESSE


Hoje em dia falar de trânsito lembramos automaticamente de estresse, de irritabilidade e até mesmo de cenas já vistas pela população de ataque de ira e agressão podendo chegar até mesmo ao extremo .


Trânsito, uma palavra tão simples, mas com uma complexidade tão intensa, as pessoas que estão apenas assistindo as vezes imagina que não seja tão estressante e até mesmo muito perigoso para o condutor e passageiro de um veículo, mas quando se tornam coadjuvantes do fato, ai sim percebe o quanto é complicado manter-se em total harmonia e calma no trânsito.
As grandes metrópoles são as campeãs em casos de alto nível de estresse no transito, e quem mora em uma grande cidade sabe o porquê de tanto aborrecimento com os deslocamentos dentro da cidade. Não é por acaso que os números de violência no transito são muito altos, e infelizmente não são somente meros casos de buzinadas, xingamentos e bate boca, acontecem muitos acidentes em função da pressão emocional e estresse no transito, algumas vezes com graves conseqüências.

Não podemos deixar de falar que em muitos casos o estresse no transito se dá em torno do seu mau funcionamento de forma geral, ou seja, as pessoas migram para as grandes cidades em busca de novas oportunidades de como vencer a crise e com isso as cidades vão crescendo de forma desordenada, em conseqüência as linhas de transporte coletivo vão se tornando cada vez mais deficientes e precárias para atender ao grande volume da população. Surgem em tão os transportes coletivos alternativos como as vans, moto táxi, Kombi de lotação, etc. Por falta de um transporte coletivo ágil, rápido, seguro e de preço acessível às pessoas usam muito seus carros particulares para trabalhar e com isso as ruas e avenidas acabam ficando extremamente lotadas. Resultado disso? Congestionamentos e estresse no transito.

DICA: Uma das maiores fontes de stress nas grandes cidades prende-se com o trânsito que é capaz de levar qualquer pessoa à loucura. Para evitar sessões de stress logo pela manhã, saia mais cedo de casa e/ou faça um trajecto alternativo. A bem da sua sanidade mental, vale a pena o esforço

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A síndrome do coração partido

A síndrome do coração partido é de ocorrência muito rara, e acomete principalmente as mulheres de meia idade. Tanto pelo grupo de pessoas mais acometidas, como pelo seu nome, poderia haver a sugestão de que se trate de um envolvimento mais relacionado a coisas emocionais do que a uma doença orgânica do coração.


O total de casos relatados na literatura médica não passa de 200. Provavelmente, existem mais casos de pessoas acometidas, mas que não foram diagnosticados por ser uma síndrome desconhecida.

As manifestações da doença são as de um infarto do miocárdio, que acomete principalmente mulheres de meia idade; as alterações eletrocardiográficas são as de um infarto agudo do miocárdio e as alterações das enzimas do sangue comprovam a lesão do músculo cardíaco. A evolução costuma ser boa e, geralmente, é de curta duração com a recuperação das alterações registradas no início da doença.

A síndrome do coração partido é uma doença de bom prognóstico, pois a evolução destes infartos costuma ser rápida e boa, não deixando seqüelas maiores. De um modo geral, acontece a recuperação total dos pacientes em poucos dias, apesar das manifestações iniciais alarmantes.
O que mais chama a atenção nesta síndrome é que a grande maioria, mais de 95% acontece em mulheres de meia idade.