quarta-feira, 22 de junho de 2011

Minha filha é uma adulta mirim e agora?



Hoje os tempos mudaram e até que ponto se torna saudável ver uma criança  vestida e maquiada feito uma mulher adulta?  Preocupações de  mulheres adultas tem em relação ao peso, aos cabelos, às formas do corpo e à pele já estão começando a fazer parte do cotidiano de algumas crianças.
Atualmente escutamos meninas  comentarem entre elas sobre  lipoaspiração, moda, celulares, sapatos, maquiagem, esmaltes ,  tratamentos de cabelos e até cirurgia plástica.  Muitas delas perdem o encanto de ser criança para se parecerem mais velhas e no final de tudo parecem mulheres em miniatura.
 Tudo bem que os tempos mudaram, mas analisemos a falta de limite que os pais hoje em dia têm deixado de dar a seus filhos só o prejudicarão no futuro quando a própria vida disser NÃO para os adultos amanhã.
Se observarmos muitas meninas ( crianças) freqüentam salões de beleza como se fossem mulheres, fazendo aplique, pintando as madeixas, se maquiando e fazendo as unhas com cores e adesivos sensuais.
Muitos pais se preocupam com esse exagero de cuidados ligados a vaidade latente,  a ponto de prejudicar a saúde  de seus filhos. Pois uma criança que pensa em ficar com o corpo escultural começar a fazer dieta,  pensar em silicone, plásticas onde isso vai parar?
Claro que não vai ser em boa coisa não é?
Cabe aos pais orientar seus filhos a controlar os impulsos consumistas e vaidosos,
A criança vai precisar de uma referência para começar a mudar seu comportamento. . Muitos pais andam muito inseguros quanto a isso e, por trabalharem muito, acabam cedendo aos apelos de consumo dos filhos por se sentirem culpados pela ausência.
 Por isso devemos nos preocupar, pois uma criança transformada em adulto mirim significa perder  precocemente a fase mais pura da vida: a infância...


3 comentários:

Skinneriano disse...

Ola! Sou psicólogo e estou iniciando minha prática de professor na disciplina de psicologia hospitalar. Vc poderia me passar seu mail pra trocarmos algumas idéias?
Grato
Lucio Mello

Déborah, Thiago e Flávia disse...

OLá!!!!!!! Gostei de visitar e seguir seu blog, a respeito de seu último tema é incrível como cresce o "culto ao corpo" e é lastimável que pais e crianças participem desse mundo tão medíocre e assustador.... Bem colocado esse assunto, parabéns!!!! Esperamos você em nosso blog;www.psiquebemestar.blogpost.com

BIQUINEIROS DO BRASIL disse...

Obrigada por essa materia,é a minha preocupação,eu criei um album no face Quero minha infância de volta!pode ser?
QUERO MINHA INFÂNCIA DE VOLTA!PODE SER =/
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.332759386801872.77656.100002034414405&type=3

Se tive face acesse.
Bjão
Drica Brandão