quarta-feira, 22 de junho de 2011

Minha filha é uma adulta mirim e agora?



Hoje os tempos mudaram e até que ponto se torna saudável ver uma criança  vestida e maquiada feito uma mulher adulta?  Preocupações de  mulheres adultas tem em relação ao peso, aos cabelos, às formas do corpo e à pele já estão começando a fazer parte do cotidiano de algumas crianças.
Atualmente escutamos meninas  comentarem entre elas sobre  lipoaspiração, moda, celulares, sapatos, maquiagem, esmaltes ,  tratamentos de cabelos e até cirurgia plástica.  Muitas delas perdem o encanto de ser criança para se parecerem mais velhas e no final de tudo parecem mulheres em miniatura.
 Tudo bem que os tempos mudaram, mas analisemos a falta de limite que os pais hoje em dia têm deixado de dar a seus filhos só o prejudicarão no futuro quando a própria vida disser NÃO para os adultos amanhã.
Se observarmos muitas meninas ( crianças) freqüentam salões de beleza como se fossem mulheres, fazendo aplique, pintando as madeixas, se maquiando e fazendo as unhas com cores e adesivos sensuais.
Muitos pais se preocupam com esse exagero de cuidados ligados a vaidade latente,  a ponto de prejudicar a saúde  de seus filhos. Pois uma criança que pensa em ficar com o corpo escultural começar a fazer dieta,  pensar em silicone, plásticas onde isso vai parar?
Claro que não vai ser em boa coisa não é?
Cabe aos pais orientar seus filhos a controlar os impulsos consumistas e vaidosos,
A criança vai precisar de uma referência para começar a mudar seu comportamento. . Muitos pais andam muito inseguros quanto a isso e, por trabalharem muito, acabam cedendo aos apelos de consumo dos filhos por se sentirem culpados pela ausência.
 Por isso devemos nos preocupar, pois uma criança transformada em adulto mirim significa perder  precocemente a fase mais pura da vida: a infância...


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Bullying professor-aluno


A cada dia o que mais tem aparecido nos consultórios em busca de ajuda são vítimas de bullying, e os que mais fogem dos consultório psicológicos são os bullies, muitas vezes a cobertados pelos próprios pais e até mesmo quando professores caracterizado pela autoridade máxima na sala de aula e total superioridade revestido numa capa de super herói. Até quando?


O assédio escolar pode ser praticado de um professor para um aluno.

As técnicas mais comuns são:

• Intimidar o aluno em voz alta rebaixando-o perante a classe e ofendendo sua auto-estima. Uma forma mais cruel e severa é manipular a classe contra um único aluno o expondo a humilhação;

• Assumir um critério mais rigoroso na correção de provas com o aluno e não com os demais. Alguns professores podem perseguir alunos com notas baixas;

• Ameaçar o aluno de reprovação;

• Negar ao aluno o direito de ir ao banheiro ou beber água, expondo-o a tortura psicológica;

• Difamar o aluno no conselho de professores, aos coordenadores e acusá-lo de atos que não cometeu;

• Tortura física, mais comuns em crianças pequenas. Puxões de orelha, tapas e cascudos.

Tais atos violam o Estatuto da Criança e do Adolescente e podem ser denunciados em um Boletim de Ocorrência numa delegacia ou no Ministério Público. A revisão de provas pode ser requerida ao pedagogo ou coordenador e, em caso de recusa, por medida judicial.

Fica dado o recado e fiquemos alerta!!!!!!!! Não deixem de denunciar!!!!!!