segunda-feira, 17 de maio de 2010

Quando o medo de dirigir se torna excessivo

Como enfrentar o medo de dirigir? Hoje, muitas pessoas apresentam o medo de pegar o carro e sair por aí...para passear, trabalhar e até mesmo fazer uma viagem, pois nesta hora o medo fala mais alto.


Para muitos, dar o primeiro passo entrar no carro, dar partida, engatar uma marcha ré e ultrapassar e seguir o seu trajeto para o trabalho dirigindo é uma dificuldade e para muitos, não passa de um prazer rotineiro.

No entanto o que é rotina para alguns, é sofrimento para outros.

O medo de dirigir tem atingido um número relativamente agravante, porque inúmeras pessoas não buscam um tratamento por vergonha de expor seu medo, mantendo-se dependente e aderindo uma vida de privações.

Acredito que você conheça alguém que possua habilitação, tem um carro, mas não dirige. Certamente essa pessoa se esconde em uma capa protetora diante de ameaças do meio externo, apresentando medo de agir frente ao perigo evidente.

O medo excessivo é prejudicial, porque incapacita o indivíduo de ter uma vida normal, fazendo com e que ele se aprisione ao próprio medo, isolando-se de uma vida social.

Atualmente é possível enfrentar e superar esta situação, no caso do medo de dirigir o corpo reage para se defender, para proteger a vida. Muitas vezes as reações de medo são desproporcionais em relação à realidade. Dirigir não é uma ameaça à vida - o que pode dar origem a ansiedade, fobias, crises de pânico, perda de concentração e até mesmo stress pós-traumático.

A terapia cognitivo comportamental associado a técnica da medicina comportamental faz com que a pessoa supere seu medo com treinamentos, relaxamentos, além de técnicas de exposição como aulas de direção com programa e instrutores especializados.
Que tal desfrutar de um belo passeio de automóvel pela região serrana ou pela oceânica. Vamos aproveitar a vida!!!!!!!

.

3 comentários:

Blog do Vascão disse...

Conheço uma pessoa que teve esse medo e está vencendo, minha Mãe fez carteira em 1982 mas nunca dirigiu depois de a conseguir por medo de dirigir, este mês voltará a auto-escola para renovar sua habilitação e começar a dirigir.

Abraço
Jeferson
Blog do Vascão

Lilian disse...

Oi Graças a Deus eu superei este medo e comecei a dirigir, mais tive que fazer mais 12 aulas para perder o medo do trânsito. Gostaria de pedir uma ajuda sua. Gostaria de fazer um curso de TERAPIA BREVE, vc poderia me indicar um site confiável e que me forneça o certificado. Sou psicóloga recém formada. Grata Lilian - Gostei muito do seu blogg e me tornei uma seguidora, seja seguidora do meu tbm . Te espero lá tá. beijos

Carminha disse...

Gostaria de mais informações sobre a terapia para auxiliar no medo de dirigir.