quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cinofobia tem tratamento

Muitas vezes já atendi pacientes que apresentavam um medo irracional de cães.
A ponto de se sentirem ameaçados dentro de um consultório onde não havia cão algum, somente por falarem no assunto.
Apresentavam como sintomas: tremores, sudorese, insegurança , crises de choro, aceleração cardíaca e sensação de que iria ser atacado por um cão independente de sua raça ou tamanho.
Muitos se sentiam envergonhados quando o assunto era questionado, talvez, por não saberem o motivo real desta fobia , porém quando vinham acompanhados de seus pais ou cônjuge; estes informavam se havia tido um trauma anterior  ou não.
O medo irracional de cães especificamente é  chamdo de cinofobia
Pessoas com cinofobia geralmente possuem experências traumáticas com cães no passado, como serem mordidas ou atacadas quando crianças, ponto a partir do qual a fobia começou a se manifestar.

Existe tratamento para cinofobia que pode talvez ter ótimos resultados: O paciente é estimulado a ficar ao lado dos cães, adestrados, para que, brincando com eles, perca seu medo. Se o paciente vir que o cão não faz mal a ele e é capaz de brincar, o mesmo vai gradativamente perdendo o seu medo.
Na terapia cognitivo comportamental, podemos trabalhar com duas técnicas a dessenssibilização sistemática e a técnica de exposição, onde conseguimos ótimos resultados.

17 comentários:

minhokedas disse...

Eu tenho medo porque fui mordia quando era mais pequena, mas também não tenho pavor. De caeis soltos ou grandes eu simplesmente evito aproximações, não tenho vergonha mas também não gosto quendo fazem troça de mim.

Gabrielle Peixoto de Sousa disse...

Olá sou Gabrielle P., meu caso virou pânico, só em pensar q tem cachorro m dá muita vontade de chorar, taquicardia, e um monte do outras coisa independente do tamanho do cachorro. e tambem atrapalha e muito minha vida social!!!! tenho muita vergonha pra falar sobre isso pq ninguem me entende por isso!! M dá muita tristeza.

Unknown disse...

Possuo este medo desde criança e apenas de um cão não tive medo: um vira-lata da família com quem eu brincava de cavalinho. Fora ele, quem morreu em 1997, sempre que estou perto de cachorros, dependendo do ambiente, começo a suar, tremer e chorar e esses animais parecem perceber, pois pulam em meu colo. Não consigo nem mesmo passar pela mesma calçada que um cão de rua sem que alguém esteja ao meu lado. Não sei como perder este medo, só sei que preciso. Se puderem me ajudar, meu email eh debora_rbd4ever@hotmail.com

Unknown disse...

Olá , meu nome é Bárbarah tenho fobia de cachorro .
Mas meus pais comparam um cachorro poodle de 1 ano não saiu do meu quarto!
Minha mãe pediu para eu passar a mãe nele .
Mais ela mandou ele brincar comigo aí ele correu atrás de mim!!
Meu coração ficou doendo de mais'
E meus pais acham que apenas graçinha para eles devolverem o cachorro.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu tenho esta fobia também. Minha mãe diz que pode ser pelo fato de eu ter levado um tombo feio quando vários cães de rua estavam se embolando numa briga e vieram para cima de mim. Eu não me lembro. Só sei que já passei por muitas situações apavorantes. E o pior é que as pessoas, donas de cães não entendem. Fico muito nervosa quando estou em pânico de medo e as pessoas dizem: - Ele não morde! ou ainda - Ele não faz nada, só quer brincar... de 2 uma, ou eu faço um escândalo ou desmaio. Como posso tratar isso? Obrigada!

Marco ;aurélio disse...

Tenho um amigo que até gosta de cães e já teve alguns, mas cães de rua, soltos ou com coleira, lhe causavam um tremendo medo. Ele chegava a mudar de calçada e se escondia atrás de mim. Não sei se terapia resolveria.

Mia disse...

Oi, chamo-me Mia! Quando era pequenina passava a vida a pedir um cão aos meus pais, era o meu animal favorito! Aí os meus pais deram-me um (o Kito) era de porte médio e eu adorava-o. Até que um dia fui passear com ele ao parque ao pé da minha casa e quando vinha a voltar o pastor alemão da casa ao lado atacou, e levou à morte. Quando assitia a isto não conseguia gritar, as minhas pernas só termiam! Até que os donos o levaram e os meus pais chegaram e levaram o Kito ao hospital veterebario, onde acabou por morrer 1 semana depois. Eu chorei muito. Desde aí tenho pânico por cães! O único cão k eu conseguia estar ao pé era a Megui uma boxer, mas esta já morreu. Aos poucos e poucos fui melhorando e me controlando. Mas hoje ia na rua e ao ver um rotvailler entrei em pãnico comecei a entrar em panico a fugir! Não queria mas não conseguia ressistir foi horrivel! Como poderei ultrapassar isto?!? Sinto-me tão mal comigo mesma!
Beijinho Mia

Unknown disse...

Possuo este medo desde criança na fase de adolecencia foi complicando mais , chegando a ter desmaios quando ia em alguma casa e o cachorro se aproximava de mim. Entrei em estado de depressaoconsegui duperar a depressao mas esse medo me atormenta Se puderem me ajudar, meu email e elianelanaandrade@hotmail.com Como posso tratar isso? Obrigada!

Unknown disse...

Meu nome é Evellyn, eu tenho um pavor imenso de cães de qualquer tamanho ou raça. Quando chego perto de um cão começo a soar frio, meu coração dispará e tenho crises de choro. Quando vejo um cachorro vindo em minha direção na rua, eu atrevesso, e por isso quase fui atropelada varias vezes.. ja me perdi por causa de cachorro que correram atrás de mim e as vezes evito de entrar na casa de algumas pessoas por isso. Isso atrapalha muito minha vida social, e queria tratar disso. Muitas pessoas acham que isso é bobeira, que sou dramática, mas realmente nao consigo chegar perto de um cachorro. Quando era criança, eu e minha prima estavamos apostando corrida para chegar em casa, entao um pitbull correu em minha direção e subiu em cima de mim, eu fiquei super apovorada, desde entao tenho essa fobia. Vocês poderiam me ajudar? Se sim envie um email para mim Barros.kido@gmail.com
Antes de tudo obrigada!

Lilian disse...

Eu criei o grupo "Cinofobia" no facebook para nos ajudarmos! https://www.facebook.com/groups/1670898506527750/

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Douglas.Eu tenho 11 anos e desde pequeno tenho muito medo de cachorro, isso atrapalha totalmente minha vida social. Porque quando vou a casas que eu sei que tem cachorro, o cachorra fica amarrado ou então eu fico enfurnado dentro de um quarto.De eu desse uma noto de 1 a 10 sobre o meu medo de cachorro, eu daria 10. É muito ruim sair de casa e quando ao ver um cachorro ficar com muito medo. Me Ajuda Doutora!!!

Unknown disse...

Somos duas! Sofro muito com isso.

mpedebillabong disse...

Eu tenho isso sei lá, acho que o dono tem que prender o bicho em casa porque, uma ele pode ser atropelado e outra atacar alguém. Aqui na rua por onde passo a noite o cachorro começa a tentar te atacar e nào é zueira que ah ele não ataca, é ruim que não. Quando era pequeno era a mesma história fui comprar pão o cachorro me mordeu quando andava de bicicleta. Então é falta de consideração dos donos deixarem os cachorros na rua, pq em geral cachorro de rua não ataca o que mora na rua sem dono, os que tem dono e ficam na rua que atacam.

Unknown disse...

eu tenho muito medo de cachoro ate bem pequeno, as pessoas me chateam pq nao entedem,afeta minha vida pessoal, perto do cao fico nervosa, tremo, nao consigo ficar natural, olho bem o caminho por onde passar quando saio sozinha , odeo que vai no pe

Unknown disse...

Oo boa noite sofro com esse medo de cachorro desde os 3 anos de idade e um.medo que me consome atinge completamente minha vida social essa cinofobia acaba comigo nao sei onde ir. O que fazer muitas pessoas acham engraçado uma mulher adulta com 2 filhos ter pavor de cachorro sofro muito com isso Preciso de Ajuda nesses tenpos fui fazer algumas voltas encontrei um.cachoriio se proximando fiquei ruim quase fui atropelada esse medo e horrival.Na vida so Deus

Unknown disse...

Somos 3 o pior é os amigos acharem que é moagem ou algo do tipo uma amiga minha colocou um filhote no meu colo eu chorei desesperadamente aquilo me doeu mais que um soco é esquisita essa sensação mas não sei como controlar