A aprendizagem por condicionamento clássico baseia-se nos mesmos princípios dos reflexos condicionados por Ivan Pavlov.
Consiste na aquisição de um novo comportamento. Esta aquisição de um novo comportamento a partir dos reflexos condicionados é bastante utilizado, inclusive, para tratamento de distúrbios mentais, onde se coloca ao paciente situações que possam condicioná-lo a uma vida normal.
Na aprendizagem, entretanto, o condicionamento também é de enorme importância. se mostramos uma tesoura para uma crinaça, ela reagirá fazendo uma representação menatl do objeto.
Se, ao mesmo tempo que mostrarmos o objeto, dissermos a palavra tesoura e repertirmos esta estimulação um certo número de vezes, a criança chegará a pensar no objeto apenas por ouvir a palavra.
Foi uma aprendizagem condicionada.
Primeiro a criança viu o objeto, logo após lhe disseram " isto é uma tesoura" e repetiram essa ação por certo tempo, condicionando-a. Após essa fase de condicionamento, só em ouvir a palavra tesoura, a criança representa o objeto mentalmente.
3 comentários:
Rosa, como sempre inteligente e coerente em seus textos. Cognição seria aplavra chave desse texto para mim. nunca é demais aprender, não é mesmo? beijos, ve se aparece.liguei pára titio hoje, e gostei da voz dele. que deus ajude nosso gabriel, não é mesmo! beijos...leandro
Rosa, é sempre gratificante entrar no teu blog e dar uma lida nos teus textos.
Bjs.
o condicionamento se dá só em crianças ou em adulto também?
em que setor da vida social se usaria o condicionamento?
Postar um comentário