quinta-feira, 24 de junho de 2010

Síndrome Pós-Férias

Depois de umas férias maravilhosas, sem a rigidez dos horários a cumprir, dos compromissos estabelecidos na agenda, da pressão do dia a dia, rotina comum nas grandes cidades, o organismo sente a mudança no ritmo biológico das pessoas provocando desconfortos quando se começa a retornar ao ritmo anterior, do trabalho rotineiro do dia a dia. Não existem dados estatísticos, mas não é difícil perceber que um número expressivo de pessoas na volta de um período prolongado de descanso sofra algum tipo de dano.


Alguns sintomas que caracterizam a síndrome pós-férias são: agressividade, ansiedade, irritação,tristeza, desmotivação, anedonia, insônia e falta de concentração. Pesquisas revelam que as pessoas com menos de 40 anos são mais suscetíveis à síndrome pós - férias.

Ao pensarmos em férias devemos pensa como um período de reorganização da vida, mas também como dias prazerosos e de descanso total sem estresses, mas não são todas as pessoas que conseguem passar suas férias em total relax, com seus celulares desligados, num lugar maravilhoso, afrodisíaco, lindo, numa praia ou montanha ao lado de quem se ama. Porém nem todas as pessoas conseguem, de fato, colocar em prática o que se propuseram no período de férias, o que pode trazer frustração e ansiedade ao mínimo contato com a realidade.

O grau de satisfação e prazer que o indivíduo tem no seu trabalho, em casa ou até mesmo na escola pesa muito sobre o impacto da volta as atividades rotineiras do dia a dia. Até mesmo uma mudança faz com que os indivíduos fiquem ansiosos até pegarem o ritmo e se adaptarem a nova função, que automaticamente com o tempo se tornará rotineiro. E isso após as férias se torna muito forte.

Muitos superam facilmente com o decorrer dos dias e se readaptam a sua nova função fazendo com que se torne normal seu dia a dia. Porém muitos permanecem com os sintomas da síndrome, sendo orientado a buscar ajuda médica e psicológica.



Dicas de como retornar após as férias:



Procure não retornar das férias às vésperas do trabalho ou das aulas.

Tente adaptar seu organismo ao novo padrão, tentando, por exemplo, dormir uma hora mais cedo.

Mudar os hábitos de alimentação e integrar uma atividade física regular pode ajudar muito a combater os sintomas da síndrome.

Evitar longas jornadas de trabalho.

Se sentir falta de apetite no horário tradicional das refeições, faça um lanche mais leve, mas não deixe de se alimentar.

Tente encontrar novas motivações no seu trabalho e em outras áreas de sua vida.

Mesmo que tenha poucas horas de lazer, aproveite bem. Leia vá ao cinema, pedale ou saia com os amigos.

Boas férias e bom retorno!!!!!!!

domingo, 20 de junho de 2010

TOP BLOG 2010- O seu voto é muito importante

Caros leitores e amigos,  o meu blog em 2009 participou do top blog e ficou entre os 100 melhores na categoria saúde. Nesse ano de 2010 estou participando novamente, gostaria que vocês votassem no meu blog!!! Basta acessar na figura lateral no blog onde esta escritoTOP BLOG Vote aqui. Desde já agradeço os votos, as visitas e navegações no meu blog!!!

COPA DO MUNDO!!! RUMO AO HEXA!!!!!!

Rumo ao HEXA!!!! BRASIL !!!!A hora é de Copa do Mundo. Falar de Copa do Mundo é praticamente falar que todo o mundo paralisa parar poder assistir aos jogos com alegria, prazer e muita euforia. Sem contar com a ansiedade que invade os torcedores, principalmente aos brasileiros que adoram a Copa do Mundo ente outros campeonatos como Brasileirão, Libertadores da América e etc.


Por todos os cantos do planeta, este é o assunto que promete tomar conta dos próximos dias.

Basta anunciar que o Brasil vai jogar que aumenta a nossa paixão nacional mudando o nosso dia a dia. Dia de jogo é: sair às ruas para ver muitas pessoas com a camisa verde e amarela, caras pintadas, as ruas enfeitadas e a alegria estampada nas caras dos brasileiros.

Grupos de amigos e familiares principalmente em bairros pequenos se reúnem para a copa do mundo esperando que o nosso Brasil brilhe novamente.!!!

Devemos também ressaltar que evitemos a violência, pois a Copa do mundo é um evento de alegrias e confraternização!!!! Então peguem suas cornetas ou quem sabe as até mesmo as vuvuzelas e comecem a vibrar!!!! Pensamentos positivos e RUMO AO HEXA BRASIL!!!!!!!!!

sábado, 12 de junho de 2010

Feliz dia dos namorantes!!!!!!!

Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho,por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. O casamento - em queda na Idade Média - gerava filhos que a seita catara condenava pois para esta o mundo era intrinsecamente mau pois, ao invés de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mau.


A data provavelmente surgiu no comércio paulista quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentin, equivalente nos paises do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados. Hoje em dia , a maioria dos casais possuem um relacionamento aberto então o romantismo do dia dos namorados virou um verdadeiro comércio.. mas quem tem seu amor, seu namorado ,amante seja qual for o tipo de relacionamneto comemore!!!!!! Beije muito!!!! Faça amor !!!!! Que seja o dia dos namorantes!!!!!!