domingo, 15 de novembro de 2009

Pavor a lagartixas- só hipnose resolve!!!!


Não existe coisa mais ridícula para uma mulher independente ter que dar o braço a torcer e pedir socorro a figura masculina diante de situações-limite como:Medos de barata, de lagartixa, marimbondo, aranha e outros bichinhos horrorosos.Mas nem sempre é considerada uma aversão . Às vezes, o que parece ser só uma aversão é uma fobia que atrapalha a vida e precisa ser tratada.


Na fobia simples, o medo é de um objeto específico.

Exemplo: medo de baratas, cobras, lagartixas, aranhas, gatos, cachorros, altura, de avião, de ver sangue ou ferimentos, de deglutição (medo de se engasgar com alimentos, mais comumente com alimentos sólidos).

O indivíduo pode apresentar ataques de pânico quando exposto diante do elemento fóbico como baratas, lagartixas, aranhas, cachorros, etc. É terrível, é muito desagradável sentir fobias a insetos comuns, como baratas, camaleão ou lagartixas, porque além de inofensivos são fáceis de encontrar por aí.

“De fato, a pessoa com fobia específica quase nunca procura tratamento terapêutico para livrar-se do problema porque, ao evitar o objeto pelo qual tem a fobia, ela foge ao estímulo, seu medo se acentua, mas continua levando sua vida normalmente até o próximo episódio de enfrentamento quando, mais uma vez, o fóbico se esquivará e assim por diante”,


Eu tenho pavor esse tal bichinho que chamo de jacaré de parede, graças à Deus não vivi na pré história porque com certeza estaria literalmente perdida. Imagina naquela época os jacarés de parede eram gigantescos rsrsrssrsrsrs.

Acho que vou buscar uma psicoterapia através de hipnose, só assim o medo acaba.

domingo, 8 de novembro de 2009

Familía e pacientes terminais:



 Os familiares de pacientes terminais têm necessidades específicas como:


• Estar próximo ao paciente;

• Sentir-se útil para o paciente;

• Ter ciência das modificações do quadro clínico;

• Compreender o que está sendo feito no cuidado e o  porquê;

• Ter garantias do controle do sofrimento e da dor;

• Estar seguro de que a decisão quanto a limitação do tratamento curativo foi apropriada;

• Poder expressar os seus sentimentos e angústias;

• Ser confortado e consolado;

• Encontrar um significado para a morte do paciente.

Atender às necessidades dos familiares é uma das responsabilidades da equipe de saúde da UTI. A avaliação cuidadosa destas necessidades fornece subsídios importantes para a melhoria da compreensão, da satisfação e da capacidade para participar nas decisões relacionadas ao cuidado de alguém, que na maioria das vezes não poderá decidir por si próprio.

Cuidar dos familiares dos pacientes sempre foi antes de tudo um ato de solidariedade e dependente das habilidades e do conhecimento de cada indivíduo, mas é também hoje um conjunto de estratégias e intervenções testadas e fundamentadas cientificamente que devem fazer parte do processo de formação de todo profissional de saúde da UTI.

sábado, 7 de novembro de 2009

Sugestão de filme para o final de semana: Amor além da vida!!!


A Butterfly Editora lançou no Brasil o romance Amor além da vida, best-seller de Richard Matheson, que deu origem ao filme estrelado por Robin Williams que emocionou milhões de pessoas no mundo inteiro.


Para Matheson, Amor além da vida é "uma experiência esclarecedora e extraordinária". "Como seu tema é a sobrevivência após a morte, é imprescindível que você perceba antes de ler a história que apenas um aspecto dele é ficcional: as personagens e suas relações. Com algumas exceções, todos os demais detalhes são o resultado exclusivo de pesquisas". Na tela, Robin Williams é Chris, casado com Annie (Annabelle Sciorra) e formam um casal apaixonado até o dia em que Annie perde Chris num acidente fatal. Sua felicidade se desvanece e ela entrega-se à depressão. Enquanto isso, Chris percebe que ainda está vivo e empenha-se em ajudar seu grande amor a vencer a dor...

Vale a pena conferir!!!!!