domingo, 27 de setembro de 2009

Síndrome do Comportamento de Hospedagem




Muitos problemas que afetam a vida conjugal, a precariedade do vínculo afetivo é considerado um deles. Ele nasce na formação da personalidade, na infância. Caso a pessoa não tenha formado um grau satisfatório de vínculo, apresentará dificuldades posteriormente nas relações que mantiver. Por força do encanto exercido no período de namoro entre duas pessoas, vários comportamentos ficam ocultos.


No dia a dia  do relacionamento eles emergem, incluindo a dificuldade de manter o vínculo afetivo, causando a Síndrome do Comportamento de Hospedagem. Ela vai distanciando o casal através de comportamentos independentes ao extremo. A pessoa exerce os papéis cotidianos normalmente, todavia, demonstra frieza e comporta-se como um hóspede dentro de casa. Neste caso, especificamente, a precariedade vincular é a causadora deste comportamento, visto ser difícil para o seu portador manter um contato afetivo que ele próprio não pode oferecer.

A tendência da síndrome é gerar um conflito pessoal e, conseqüentemente, no casal, que pode acabar se separando. A conversa conjugal é capaz de abrir a primeira porta para a identificação desta síndrome, bem como buscar ajuda especializada, objetivando a melhora pessoal e uma vida conjugal qualitativa com psicoterapia.

Quando as dificuldades no relacionamento humano são percebidas, um termo usual para definir estas circunstâncias é a "incompatibilidade de gênios".
 
Alguns itens desta relação de componentes desfavorecedores na relação a dois, inversamente, pode servir de complemento para determinados casais. Existem pontos favoráveis e complementares na relação. Ou seja, não há uma regra universal para determinar quais são os fatores que levam a separação de casais. Contudo, a vontade de se cuidar para o outro e tentar compreendê-lo estimula o interesse pela união.


Existe uma complexidade em se entender o ser humano individualmente, quanto mais na relação com o outro. Podemos classificar algumas situações de separação de casais ao empregar termos generalistas como a incompatibilidade de gênios ou as dificuldades sociais comuns. Entretanto, o que será descrito a partir deste ponto é sobre a estrutura de personalidade e seus problemas, Alguns itens desta relação de componentes desfavorecedores na relação a dois, inversamente, pode servir de complemento para determinados casais. Deste ponto de vista, têm-se pontos favoráveis e complementares na relação. Ou seja, não há uma regra universal para determinar quais são os fatores que levam a separação de casais. Contudo, a vontade de se cuidar para o outro e tentar compreendê-lo estimula o interesse pela união.

Existe uma complexidade em se entender o ser humano individualmente, quanto mais na relação com o outro. Podemos classificar algumas situações de separação de casais ao empregar termos generalistas como a incompatibilidade de gênios ou as dificuldades sociais comuns.

Desde bem pequenos os seres humanos têm a necessidade de cuidados por parte de outrem. Durante o período de formação da personalidade existem algumas circunstâncias fundamentais a serem desenvolvidas. O vínculo afetivo é um elemento primordial nesta categoria. Ele é básico. Do latim, vinculum: atadura, laço, aquilo que une.

sábado, 26 de setembro de 2009

Afastamento é privação de amor




O afastamento de uma pessoa é entendido, em todas as culturas e em todas as estruturas sociais, como um gesto de ameaça e castigo.
O movimento de afastamento é uma reação inata. Durante a primeira infância, os filhos "castigam" a mãe caso ela não esteja prontamente ou se ausente por muito tempo.
O bebê  desvia a cabeça, como se " desse ombros", talvez dizendo" Não quero nem saber de você".
É evidente que o bebê também percebe os movimentos de afastamento da mãe como castigo e fica muito perturbado caso não consiga compreender o motivo de tal atitude.
Não podemos  transferir às crianças as razões de nossos comportamnetos, pois as relações que mantemos com o ambiente são muito diferentes das relações delas,que ainda não vivenciaram o mundo.
Um grupo de jovesn se afasta claramente de quem não age da maneira esperada, é diferente da maioria ou não quer se submeter às regras.
Entre os adultos, a situação infelizmente é a  mesma.
Durante uma reunião, por exemplo, aquele que propositadamente passa despercebido está recebendo uma advertência: " MUDE DE COMPORTAMENTO OU O GRUPO VAI  ISOLÁ-LO COMPLETAMENTE".

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ivan Pavlov - Aprendizagem por Condicionamento Clássico:


A aprendizagem por condicionamento clássico baseia-se nos mesmos princípios dos reflexos condicionados por Ivan Pavlov.
Consiste na aquisição de um novo comportamento. Esta aquisição de um novo comportamento a partir dos reflexos condicionados é bastante utilizado, inclusive, para tratamento de distúrbios mentais, onde se coloca ao paciente  situações que possam condicioná-lo a uma vida normal.
Na aprendizagem, entretanto, o condicionamento também é de enorme importância. se mostramos uma tesoura para uma crinaça, ela reagirá fazendo uma representação menatl do objeto.
Se, ao mesmo tempo que mostrarmos o objeto, dissermos a palavra tesoura e repertirmos esta estimulação um certo número de vezes, a criança chegará a pensar no objeto apenas por ouvir a palavra.
Foi uma aprendizagem condicionada.
Primeiro a criança viu o objeto, logo após lhe disseram " isto é uma tesoura" e repetiram essa ação por certo tempo, condicionando-a. Após essa fase de condicionamento, só em ouvir a palavra tesoura, a criança representa o objeto mentalmente.

sábado, 5 de setembro de 2009

V Evento Comemorativo do Dia do Psicólogo - 27 de agosto de 2009

Esse evento ocorreu no dia do psicólogo no Auditório do  Administrativo - José Alves de Azevedo - PMCG, tendo como tema " A psicoterapia e a Atuação o Psicólogo no Hospital Geral"; onde participei como palestrante da segunda mesa sobre diferentes abordagens, onde tive o prazer de palestrar sobre Terapia Cognitivo Comportamental no Hospital Escola Álvaro Alvim e Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense. Obrigado aos amigos que lá estiveram para me prestigiar e agradeço imensamente a Denise Gondim ( Coordenadora do Serviço de Psicologia  Fundação Dr. João Barcellos Martins e Hospital Ferreira Machado)pelo convite.